Justiça condena acusados de assassinar vereador
Chegou ao final o longo julgamento de Josimar Holanda Nunes, o Mazinho e José Gonçalves Nunes, o Zé Neto, apontados como autores da morte do vereador Francisco de Assis pio da Silva, o Titico. Após 20 horas de seção do júri, o veredito foi lido pela juíza Nilcemar Araújo Rodrigues às 06h10min desta sexta-feira, dia 13. Os sete jurados condenaram os acusados por homicídio, lesão corporal, porte de arma de fogo e arma branca.
Durante toda essa quinta feira (12) e madrugada de sexta feira (13), os jurados acompanharam o interrogatório dos réus, das testemunhas de acusação, além da defesa e acusação. As testemunhas de defesa arroladas pela assistência de defesa foram dispensadas.
Em seu depoimento Mazinho assumiu a culpa pelos crimes e alegou legítima defesa e se recusou a responder algumas perguntas feitas pela juíza, pela promotoria e pela assistência de acusação. Já seu pai, Zé Neto, alegou não lembrar dos fatos com clareza e afirmou que naquele momento não se sentia bem.
Para tentar convencer os jurados, defesa e acusação foram incisivas. A acusação deu início aos debates e durante a fala do assistente de acusação, Herval Ribeiro, foram exibidas fotos do corpo do vereador com as marcas da violência, foram lidos trechos de depoimentos e laudos técnicos. A acusação tentou convencer o júri da efetiva e decisiva participação dos réus no crime.
Já a defesa, tentou mostrar aos jurados que o crime foi praticado em legítima defesa, sem a participação de Zé Neto. Nazareno Thé ainda questionou o sumiço de uma pistola que foi encontrada no porta-luvas do carro da vítima após o crime.
Tão logo os debates foram concluídos, a juíza Nilcemar Rodrigues Araújo, leu os questionários a serem respondidos pelos jurados e fez breve orientação. Por volta da meia noite a plateia deixou o auditório e aguardou no saguão do fórum o fim da votação dos jurados. Às 05h30 da manhã desta sexta-feira todos foram convidados a retornar ao auditório, onde foi lida a sentença.
A juíza Nilcemar Araújo definiu pena de Mazinho em 27 anos e 11 meses de reclusão; 2 meses e 27 dias de prisão simples e 150 dias/multa. Ele foi julgado por homicídio contra o vereador Titico, lesão corporal, posse de arma branca e de fogo.
Zé Neto em foi condenado a 42 anos, 09 meses e 15 dias de reclusão; 02 meses e 27 dias de prisão simples e 190 dias/multa. Ele foi julgado por porte de arma branca e de fogo, tentativa de homicídio contra Francisco Pio e Titico Barbosa.
Com auditório lotado, quem tambem acompanhou parte do julgamento foram os vereadores Edílson Carvalho, Filomeno Portela e o ex-vereador Chico de Chicá.
Fonte: Marta Soares (Folha Atual)