Preocupado com a situação da saúde pública do Estado, o deputado Pablo Santos (PMDB) propõe discussão para a implementação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Estado do Piauí. Segundo ele, a deficiência inicia nos atendimentos de atenção básica, refletindo nos atendimentos de média e alta complexidade.
“As prefeituras e o Governo do Estado não têm condições de arcar e suprir com os investimentos, então essa parceria é justamente para que o setor privado possa investir recursos na saúde”. O parlamentar citou como exemplo o Hospital do Subúrbio, em Salvador, um hospital público, com qualidade no atendimento.
De acordo com Pablo Santos, ao investir na saúde através das PPPs, as empresas terão isenção de impostos e o Estado, em contrapartida, dará a garantia do cumprimento do acordo e destinação dos recursos para a melhoria da saúde pública através de um fundo garantidor.
É de extrema importância para o Estado do Piauí pois não tem condições financeiras para investir em infraestrutura, essas empresas entrariam com o capital privado e o Estado faria as concessões. Acredito que seja também do interesse do prefeito de Teresina aderir ao sistema de PPPs. Hoje o HUT requer praticamente da prefeitura de Teresina. 11 milhões de reais, então sufoca muito os recursos”, relata.
Fonte: ALEPI