05 / 08 / 2023 - 10h24
APAPI realiza I Assembleia Geral para articular as ações de 2016

A ONG Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), realizou neste sábado (23), a 1° Assembleia Geral de 2016 para articular as ações a serem desenvolvidas no decorrer deste ano.

A APAPI é uma organização sem fins lucrativos e foi criada em janeiro de 2015 por um grupo de pessoas que buscam ajudar animais vítimas de abandono, maus tratos, crueldade e ignorância humana.

Durante a assembleia, foi feita a amostragem com os resultados dos trabalhos realizados durante o ano passado e os associados aproveitaram o momento para discutir novas ideias e organizar o cronograma de trabalhos para o ano de 2016.

APAPI discute o planejamento de ações para o ano de 2016. Foto: Elaine Luz/A3Portal.

De acordo com o presidente da organização, Felipe Coelho, a Assembleia teve como função discutir ações já realizadas e desenvolver o planejamento de novos trabalhos. “O objetivo da Assembleia é a prestação de contas do trabalho que foi realizado pela APAPI durante o ano de 2015, buscar a regularização dos voluntários e também decidir quais ações serão feitas em 2016 para buscar e cobrar soluções para o problema dos animais abandonados”, afirma.

Dentre as ações programadas estão à participação da APAPI no desfile do Corso de Picos, para mostrar para a população a importância de proteger os animais; serão realizados também trabalhos educacionais como palestras nos colégios de Picos, com o intuito de desenvolver a Educação Ambiental nas crianças e nos jovens.

Outra ação a ser desenvolvida é a Caminhada em busca da solução para o problema do animal abandonado, onde os voluntários irão transitar pelas ruas da cidade com faixas de conscientização e também com gritos de pedidos de ajuda para resolver a situação.

As campanhas e ações realizadas pela APAPI servem para discutir a problemática do abandono dos animais, das práticas de abuso e maus-tratos, alertando que tais atos são punidos com multa e detenção.

 

Entenda a ONG

A Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI) foi criada em 9 de janeiro de 2015 e busca ajudar os animais vítimas de abandono, maus tratos e crueldade humana.

A luta da organização se baseia em ideais como: A construção de um Santuário de Proteção para o Animal Abandonado; a implantação do Programa de castração pública gratuita; a aquisição da vacinação anticoncepcional em conjunto com a vacinação antirrábica; a Humanização do Centro de Zoonoses; a inclusão do veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF);  a adoção sem preconceito de animais sem raça definida e, a implantação de Programas Assistenciais e Educacionais para a promoção do bem-estar animal.

Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI). Foto: Elaine Luz/A3Portal.

 

Durante um ano de existência, a APAPI já promoveu em média 400 adoções de animais abandonados e conseguiram também arrecadar e doar aproximadamente 500 kg de ração.

A ONG tem hoje uma diretoria composta por 12 pessoas e conta com cerca de 100 sócios cadastrados e aproximadamente 1700 voluntários. O trabalho da organização é voltado para o tratamento e acolhimento dos animais, a partir das campanhas de adoção.

Segundo Felipe Coelho, as pessoas ainda confundem o trabalho que é feito pela APAPI. “Não compete a nós o resgate do animal abandonado em via pública, isso é problema público e compete ao Centro de Zoonoses recolher e dar o tratamento adequado”, explica.

“O que a gente faz é dar apoio a quem encontra o animal abandonado, por exemplo, caso alguém tenha um animal na porta da sua casa e a pessoa sensibilizada entre em contato conosco, nós faremos um trabalho de mão dupla, onde a pessoa disponibiliza a casa para ser o lar temporário do bichinho e então enviamos um voluntário para ajudar, damos acompanhamento veterinário e suporte de ração até que o animal venha a ser adotado ou até que o animal esteja apto a adoção”, complementa o presidente da APAPI.

Um dos grandes problemas enfrentados pela organização é a falta de uma sede própria para melhorar e ampliar ainda mais os trabalhos realizados pelo grupo. A APAPI já recebeu a doação de dois terrenos e de alguns materiais, entretanto eles não têm condições financeiras de arcar com os custos da construção.

“Nós não realizamos o recolhimento dos animais abandonados porque não temos o local para abrigar os bichinhos. Temos os terrenos, ganhamos dois, mas até agora não foi possível construir para estar resgatando”, destaca Felipe.

 

Adoção de um Animal ou Doações

Para adotar um animal, o interessado deve entrar em contato através da página oficial da organização. “A página possui fotos dos animais disponíveis para a adoção e lá mesmo ele pode deixar o comentário informando o interesse, juntamente com o número do telefone, que entraremos em contato ou marcaremos um encontro em determinado local para que a pessoa veja o animalzinho”, explica Felipe Coelho, presidente da APAPI.

Após o contato com a organização, é preenchido um termo onde o adotante se responsabiliza em cuidar e proteger o animal.

Para adotar um aninal, o interessado deve entrar em contato através da página oficial da organização. Foto: Elaine Luz/ A3Portal.

 

Para as doações, as pessoas devem entrar em contato ou se dirigir ao Escritório de Advocacia de Fátima Miranda, localizado na Trav. Firmino Rodrigues, 226, Centro, Telefone (89) 3422-1834; ou no Pet Shop Animais e Cia, localizado no estacionamento do Supermercado Carvalho.

As doações também podem ser feitas via depósito bancário:

Caixa Econômica Federal

Agência: 3832 | Poupança: 8040-7 | Operação: 13

 

APAPI

Email – apapi.Picos@gmail.com

Facebook - apapipicos



11 de Janeiro de 2025 12h:56
Publicidade