05 / 08 / 2023 - 10h24
Balanço aponta que motocicletas lideram acidentes em Picos

Na manhã desta segunda-feira (01), o comandante do 3º Batalhão de Engenharia e Construção de Picos, Emerson Bezerra, divulgou em coletiva à imprensa, o balanço geral do Projeto Trânsito Seguro correspondente ao ano de 2015.

O Projeto Trânsito Seguro é uma parceria entre o 3º Batalhão de Engenharia e Construção de Picos, o comando da Polícia Militar e 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Picos.

Conforme dados estatísticos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o número de acidentes envolvendo motos ainda apresenta uma preponderância significativa. Os dados apontam ainda uma nítida relação entre o consumo alcoólico e a não utilização do capacete pelos motociclistas, fator que agrava ainda mais a situação.

Em 2015 foram registrados 690 acidentados no trânsito, destes 590 foram causados por motocicletas. Com relação à quantidade de óbitos, foram totalizadas 14 mortes imediatas no local, destas nove são por motocicletas.

Embora o número de acidentes ainda esteja elevado, o ano de 2015 fechou com índices inferiores à média dos últimos cinco anos. No total, foram registrados 1027 incidentes em 2015.

Confira o gráfico:

Fonte: 3º Batalhão de Engenharia e Construção de Picos.

 

De acordo com o comandante Emerson Bezerra, apesar dos elevados números envolvendo motocicletas, o balanço apresenta uma avaliação positiva com relação à redução de acidentes envolvendo veículos como carros e caminhões.

“Terminamos o ano com números que mostram que o trabalho alcançou o efeito que desejávamos. Entretanto, o caso das motocicletas mostra que há a necessidade de intensificar ainda mais o projeto no ano de 2016, procurando conscientizar principalmente os condutores, que associam bebida alcoólica com o não uso do capacete, isso tem sido fatal e os números mostraram”, afirma o comandante.

Em 2016, a proposta é que o Projeto Trânsito Seguro tenha continuidade. Serão feitas no mínimo duas operações por mês no trânsito picoense, que ocorrerão nos finais de semana, a partir das quintas-feiras.

Como já existe o mapeamento das áreas que mais ocorrem acidentes, a atuação nestes locais será intensificada, como é o caso da zona urbana de Picos, as estradas de Santana, Torrões e Bocaina. 



11 de Janeiro de 2025 10h:04
Publicidade