05 / 08 / 2023 - 10h24
Aprovação de aluna de 76 anos no Enem era falsa

Um equívoco acabou com a alegria da aposentada Osmarina Duarte de Sousa, 76 anos, que comemorava a aprovação no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A informação divulgada pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) era a de que a aposentada teria conseguido uma vaga para o curso de Licenciatura Plena em Geografia na UFPI, mas a aluna só obteve 378 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, quando a escala para aprovação varia até 1.000. 

A falsa aprovação, inclusive, foi comemorada com festa na Unidade Escolar Professor Florestan Fernandes, onde ela estudava. A notícia de que ela não passou no Enem só veio à torna quando as informações foram realmente checadas. "A mulher puxou a ficha e disse que eu não tinha condição de ser aprovada em lugar nenhum com essa nota", disse a aposentada. 

Osmarina Duarte atribui o equívoco à direção da escola em que ela estudou, que teria repassado a informação de que ela teria sido aprovada na 2ª chamada do Enem. Porém, a 2ª chamada só será divulgada nesta quinta-feira (04). 

Por meio de nota, a assessoria da Seduc informou que a idosa se inscreveu na lista de espera do Sisu e comunicou à escola que teria sido aprovada. Sem checar a informação, a direção da Unidade Escolar Professor Florestan Fernandes fez uma homenagem à ex-aluna e levou a falsa aprovação ao conhecimento da direção da Secretaria, que providenciou a divulgação da suposta boa notícia, inclusive pautada em um áudio de Osmarina, confessando-sem má fé- que havia sido aprovada em Geografia.

A equipe da Seduc disse ainda que está solidária à aposentada que sonha em ganhar um computador para ter mais acesso à informação e continuar tentando ingressar em uma universidade pública.

Mesmo com a má-notícia, a aposentada não demonstrou desânimo. "Vou continuar estudando até passar. Não vou parar não"

 
Fonte: Cidade Verde


11 de Janeiro de 2025 10h:08
Publicidade