05 / 08 / 2023 - 10h24
Enfermeiros, técnicos e auxiliares deflagram greve por tempo indeterminado em Picos

Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem deflagraram greve nesta quinta-feira (04) por tempo indeterminado em Picos. A categoria se reuniu em frente ao Hospital Regional Justino Luz para manifestar. Dentre as reinvindicações estão o pagamento por insalubridade e o enquadramento profissional.

De acordo com Tânia Luz, membro da Diretoria Estadual do Sindicato dos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do Piauí (SENATEPI), o movimento grevista já conta com a adesão de todos os profissionais do Estado. “Estamos aguardando agora uma negociação, enquanto isso a greve continua por tempo indeterminado”, afirma.

Além do pagamento por insalubridade e do enquadramento profissional, a classe está reivindicando também o reajuste do ano de 2015 e 2016, o pagamento do adicional noturno e da Gratificação de Incentivo à Melhoria da Assistência (GIMA), que é um incentivo para a melhoria da assistência à saúde e de acordo com a diretoria do sindicato, os profissionais de Picos deixaram de receber a gratificação.

Segundo Tânia Luz, a greve assegura uma cota de 30% do efetivo de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para trabalharem durante o movimento. Entretanto, com o quadro de profissionais do Instituto de Gestão e Humanização (IGH – OS), empresa que administra o Hospital Regional Justino Luz, esse percentual aumenta, pois o quadro de contratados chega a ser quase maioria em algumas categorias.

“No plantão de hoje, 04 de fevereiro, entre coordenações e enfermeiros assistencialistas nós temos no Hospital Regional 20 enfermeiros, destes apenas cinco são do Estado e 15 são do IGH. Com relação aos técnicos, dos 29 lotados na escala de hoje, 18 são do Estado e 11 do IGH. A IGH então, já ultrapassa o limite mínimo de 30% da assistência, o que até interfere um pouco no movimento grevista”, explica Tânia.

Para Tânia Luz, o objetivo da paralisação é mostrar a união da classe que está cansada de ser desvalorizada. “Temos que caminhar juntos em prol de melhorias de condições de trabalho e de melhores condições salariais. Aproveito para convocar todos os outros profissionais que estão lotados nos outros dias para aderirem à greve que é por tempo indeterminado”, disse.



11 de Janeiro de 2025 09h:45
Publicidade