O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Civil, iniciou, nesta terça-feira (8), a construção de quatro reservatórios no Semiárido piauiense. Juntos, eles terão capacidade para armazenar 1,2 milhões de litros d’água e ajudarão a amenizar o problema de abastecimento no sertão do Piauí. O prazo de conclusão das obras é de seis meses.
Com os reservatórios, o Estado colocará em operação os poços estratégicos perfurados, em 2013, pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) nos municípios de Vera Mendes, Pedro Laurentino, São João da Canabrava e São Braz, que, de acordo com o órgão, tem vazão de mais de 100 mil litros d’água por hora.
Dos quatro reservatórios, o de São Braz será o de maior capacidade (600 mil litros). Cada um dos demais poderá armazenar 200 mil litros d’água.
“A construção desses reservatórios tem uma importância muito grande para o abastecimento no Semiárido. Com isso, daremos utilidade ao enorme potencial hídrico desses poços, fazendo com que a água chegue a quem tanto precisa, que são os sertanejos”, destaca o secretário Estadual de Defesa Civil, Hélio Isaias.
De acordo com o secretário, o reservatório de Pedro Laurentino vai reforçar o sistema de abastecimento da cidade para evitar que o município sofra com a falta d’água.
“O poço estratégico daquele município fica localizado na zona urbana e isso facilita a distribuição da água. Quando o reservatório ficar pronto, será interligado ao sistema de abastecimento da cidade, administrado pela prefeitura. Isso significa um grande reforço ao abastecimento daquele município”, salientou Hélio Isaias.