05 / 08 / 2023 - 10h24
Novos reservatórios vão ajudar a abastecer Semiárido

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Civil, iniciou, nesta terça-feira (8), a construção de quatro reservatórios no Semiárido piauiense. Juntos, eles terão capacidade para armazenar 1,2 milhões de litros d’água e ajudarão a amenizar o problema de abastecimento no sertão do Piauí. O prazo de conclusão das obras é de seis meses.

Com os reservatórios, o Estado colocará em operação os poços estratégicos perfurados, em 2013, pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) nos municípios de Vera Mendes, Pedro Laurentino, São João da Canabrava e São Braz, que, de acordo com o órgão, tem vazão de mais de 100 mil litros d’água por hora.

Dos quatro reservatórios, o de São Braz será o de maior capacidade (600 mil litros). Cada um dos demais poderá armazenar 200 mil litros d’água.

“A construção desses reservatórios tem uma importância muito grande para o abastecimento no Semiárido. Com isso, daremos utilidade ao enorme potencial hídrico desses poços, fazendo com que a água chegue a quem tanto precisa, que são os sertanejos”, destaca o secretário Estadual de Defesa Civil, Hélio Isaias.

De acordo com o secretário, o reservatório de Pedro Laurentino vai reforçar o sistema de abastecimento da cidade para evitar que o município sofra com a falta d’água. 

“O poço estratégico daquele município fica localizado na zona urbana e isso facilita a distribuição da água. Quando o reservatório ficar pronto, será interligado ao sistema de abastecimento da cidade, administrado pela prefeitura. Isso significa um grande reforço ao abastecimento daquele município”, salientou Hélio Isaias.



11 de Janeiro de 2025 03h:45
Publicidade