O trânsito de Picos, há muitos anos, tem sido alvo de reclamações, e a Prefeitura Municipal tem trabalhado para organizar e melhorar o fluxo de veículos na cidade, com a implantação de projetos de novas rotas de circulação de transporte de passageiros, mudanças de sentido de vias e, agora, também com a implantação de uma sinalização vertical moderna.
O Secretário da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana – STTRAM, Manoel Vieira, diz que as mudanças têm facilitado a circulação de veículos e a vida dos condutores: “Nós estamos trabalhando continuamente para implantar as mudanças necessárias para que tenhamos um trânsito mais organizado, fluindo com mais tranquilidade, inclusive nos momentos de pico. Seis ruas tiveram suas mãos fixadas em sentido único, entre elas a Rua Francisco Prota, a Coronel Antônio Rodrigues, a Olavo Bilac e a Francisco Pereira, conhecida como Rua do Cantinho. Outras estarão tendo o sentido revisto”, afirmou o Secretário.
Fazendo um balanço desses quase dois meses de implantação do sistema de estacionamento “Zona Amarela” que tirou as Vans e outros grandes veículos de transporte de passageiros do Centro da cidade, o Secretário explicou que, apesar de ser uma medida a princípio criticada pelos condutores das Vans, acabou se mostrando bastante eficaz.
“Nós conseguimos dar fluidez ao trânsito, não estamos mais presenciando aquele tumulto pelas ruas, está tudo mais calmo depois que as Vans passaram a usar os estacionamentos em frente ao Estádio, no Picoense Clube, na Praça João de Deus Filho e na Antenor Neiva. Foram mudanças necessárias e corajosas para organizar o trânsito e dar mais segurança e tranquilidade ao condutor e ao pedestre picoense, segundo determinação do Prefeito Padre Walmir”, disse.
Sobre a nova sinalização vertical, Manoel Vieira informou que, dos nove semáforos existentes na cidade, já foram trocadas cinco caixas elétricas de comando e oito grupos focais, sendo substituídos a sinalização antiga por uma mais moderna, utilizada em grandes centros, com contagem regressiva luminosa.
Sobre a sinalização horizontal, como faixas de pedestres e indicativas de estacionamento, Manoel Vieira esclarece que, mesmo depois de ter sido providenciada, logo no início da gestão do Padre Walmir, uma renovação de toda essa sinalização, existe uma deterioração natural provocada pelo tempo e pelas chuvas, mas que já há um processo licitatório sendo solicitado para que se possa refazer toda a sinalização.
Fonte: Ccom