05 / 08 / 2023 - 10h24
Candidatos ao TCE fazem acordos e negociam desistências

Os potenciais candidatos à vaga do Conselheiro Anfrisio Neto, no Tribunal de Contas do Estado (TCE) estão se movimentando, buscando apoios e entre si, combinando inclusive retirada de candidaturas em benefício um do outro. Dois deles são de um só partido, o PMDB, que tentam a todo custo obter a vaga.

Segundo apurou o Portal AZ, o prefeito Kleber Eulálio (PMDB), teria se reunido no último sábado, com o ex-deputado Mauro Tapety (PMDB), eles teriam feito um acordo para conseguir a vaga no TCE. Caso haja impedimento de natureza jurídica, Mauro desiste e apoia Kleber, se nada impedir também sua candidatura. 

Os políticos cometam ainda que o impedimento de natureza jurídica, não seria o empecílio para Mauro, sem curso superior, já que uma decisão do STF manteve a nomeação de conselheiros para o TCE de Tocantins, sem a devida comprovação do curso superior, com o que, o 'notável saber jurídico' é medido de modo subjetivo. Assim como no Tocantins, no Piauí, a Assembleia vota, mas o Governador decide. 

Logo após a reunião com Mauro, Kleber voltou a procurar deputados do PMDB, e se encontrou com 6 deles, recebendo o compromisso de 2 ou 3. Durante o almoço, Mauro Tapety se reuniu com 10 deputados, presentes todos aqueles que estiveram com Kleber, momentos antes.

O perigo no entanto, é que, a soma dos votos comprometidos com cada candidato à vaga do TCE, lembra os prometidos na eleição da Presidência da Alepi, que chegou a ter 19 deputados que se comprometeram a votar em Fabio Novo, que teve apenas 14 votos no dia da decisão.

Em vantagem com relação a Mauro, Kleber pode ser candidato da oposição ou do governo. Pela oposição, o prefeito de Picos pode ser eleito com os mesmos votos que levaram Themistocles à vitoria. Ou pelo governo com o apoio do PT, que herdaria a prefeitura de Picos, com a saída de Kleber, assim o voto do filho, Severo Eulálio (PMDB), pode ser decisivo.

O que se houve desde a diplomação dos eleitos em 2014, é que Wellington Dias (PT) tem compromisso com o Conselheiro substituto Jailson Campelo. Não sendo para a vaga de Anfrísio, poderia ficar esperando a próxima vaga, do presidente Luciano Nunes, daqui a 16 meses.

Emissários do governo estão procurando ajustar uma fórmula que contemple a todos os envolvidos.

Já na oposição Mauro tem recebido diversas ofertas, duas delas ele já recusou, seria a Diretoria Geral da Alepi, e uma vaga para assumir o mandato. Outra oferta que ele teria recebido para abrir mão na disputa pelo TCE seria uma Secretaria de Estado. Ele tem recusado as ofertas alegando que dos 30 deputados ele tem o apoio de 21.

(portalaz.com.br)



12 de Janeiro de 2025 06h:22
Publicidade