O trabalho dos policiais civis da Força Nacional encerrou, nesta semana, após nove meses. As equipes atuaram especificamente para atualizar inquéritos atrasados nos DPs de Teresina, pendentes desde 2014. O secretário de Segurança, Fábio Abreu, informou que o governo do estado solicitou a permanência da tropa no Piauí por mais seis meses. Se aprovado o pedido de renovação, as equipes serão deslocadas para quatro municípios do interior do Estado: José de Freitas, Parnaíba, Floriano e Picos.
"Ontem foi apresentado o relatório do trabalho da Força Nacional e observamos que foi atingido o objetivo na Capital. Agora podemos dizer que não existe um inquérito de homicídio nos distritos de Teresina. Todos os inquéritos foram atualizados, finalizados, relatados e encaminhados para o Ministério Público e Poder Judiciário. A partir de então, solicitamos a renovação do contrato da Força Nacional visando agora o interior do Estado", disse o secretário.
O secretário explica que, caso aprovado a permanência dos policiais, eles atuarão primeiramente na cidade de José de Freitas. "Nessa cidade há muitos inquéritos. Depois a equipe será deslocada para as outras três cidades", reitera.
Fábio Abreu ressalta que o pedido de renovação não há relação com o afastamento de parte do efetivo da Polícia Civil, que disputará cargos nas eleições municipais. Pelo menos 13 delegados em Teresina e no interior do Estado disputarão o próximo pleito como candidatos a vereador e prefeito.
"Conseguimos suprir a ausência desses delegados com a nomeação que ocorreu recentemente. Não haverá prejuízos à população e esses policiais civis nomeados foram remanejados. O trabalho da Força Nacional é exclusivamente para inquéritos atrasados, principalmente, relacionados à homicídios", reitera.
Fonte: Cidade Verde