Em discussão na Câmara dos Deputados, a Reforma Política tem muitos impasses e caminha para alguns consensos. O deputado federal Assis Carvalho falou sobre alguns pontos da Reforma.
O deputado afirmou que é favorável ao fim da reeleição para mandatos no Poder Executivo. Ele também concorda com a unificação de todas as eleições (municipais, estaduais e nacional) em um único ano. E é a favor do fim das coligações partidárias em eleições para deputado federal, estadual/distrital e vereador.
Sobre o financiamento de campanhas eleitorais, o deputado Assis defende que seja exclusivamente público. Mas disse que, pela composição atual da Câmara, acha difícil que isso seja aprovado.
Passagens para cônjuges
O deputado também foi questionado sobre a nova regra da Câmara que permite o uso de verba parlamentar para custear passagens aéreas para cônjuges de parlamentares. “Foi uma decisão somente da Mesa Diretora, da qual o PT não faz parte. Não foi decisão do plenário. Se fosse a plenário, eu votaria contra”, afirmou o deputado.
Ele disse, ainda, que há uma possibilidade da decisão ser revista pela Mesa. “De qualquer forma, mesmo que a decisão seja mantida, não vou utilizar verba parlamentar para comprar passagens aéreas para minha esposa”, concluiu.