Após a conclusão da obra de saneamento básico nos bairros São José, Morada do Sol e Aerolândia os moradores já realizam a conexão das residências com a rede.
Segundo o gerente regional da Agespisa, Sérgio Alves, o processo já está na etapa final. “O esgoto já está sendo coletado, as redes já estão prontas e a maioria das ligações domiciliares já estão prontas. A Agespisa já está recolhendo o esgoto tratando e devolvendo ao rio, através da nossa lagoa no bairro Aroeiras do Matadouro”.
Sérgio afirmou que a agência ainda não tem o documento de concessão para a utilização da rede de esgotos de Picos. “Estamos trabalhando em conjunto com a prefeitura. Não estamos cobrando pelo saneamento ainda. Irá ser cobrado e assumiremos a manutenção, a partir do momento que houver o documento assinado de concessão”, explicou.
A expectativa é que o documento deva ser assinado até junho. A partir de então, será realizado um cadastro com os imóveis dos bairros contemplados pelo saneamento. “Assim será cobrado em imóveis residências 50% no valor da fatura da água consumida, já em imóveis comerciais o percentual é de 80%”, afirmou o gerente.
TRABALHO DE CONCIENTIZAÇÃO
Está sendo realizado um trabalho de conscientização junto aos moradores dos bairros através da Agespisa e da construtora que realizou as obras de saneamento.
“O trabalho visa levar aos moradores orientações sobre os benefícios gerados após a ligação dos esgotos. Elaboramos uma cartilha informativa sobre o saneamento, com as questões a cerca do padrão de ligação. O documento foi destruído durante as reuniões e está exposto aqui no balcão da Agespisa para quem tiver interesse de se informar”, disse Sergio Alves.
Picos 40 Graus