Os trabalhadores da Chesf e da Eletrobras Piauí paralisam as atividades por 24 horas na última quarta-feira (25), em todo o Estado. A decisão foi tomada durante assembleia geral realizada na última segunda-feira (23).
A data escolhida para a paralisação foi 25 de maio, devido ser o dia em que aconteceria a próxima rodada de negociação do ACT 2016/2018, cancelada pela holding, que desonrou mais uma vez seu compromisso com os trabalhadores.
O Sindicato dos Urbanitários afirma que a Direção da Eletrobras parece desconhecer o que é negociar, já que se comprometeu a apresentar uma contraproposta do ACT 2016/2017 no dia 06 de maio, e até hoje nada.
“Os trabalhadores não aceitam o retrocesso. O setor elétrico estatal é fundamental para o país, indutor do crescimento econômico e social. Abrir espaço para sua privatização como tem sido divulgado na grande imprensa é um crime de lesa pátria”, afirma Francisco Ferreira, presidente do Sindicato, que disse ainda que a paralisação também é contra o desmonte do setor elétrico nacional.
A categoria deverá ainda manter as mobilizações no aguardo de uma proposta da direção da empresa. Caso não haja acordo, os trabalhadores poderão deflagrar greve por tempo indeterminado.
Fonte: Portal AZ