Para aproximar os cidadãos e o poder público, um grupo de alunos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) junto com a Controladoria Geral do Estado desenvolveram um aplicativo que pode facilitar essa interação. A ferramenta será lançada na terça-feira (07), em Teresina, com o nome de Gestão Transparente e estará disponível nas lojas online.
“Esse aplicativo terá três grandes diretrizes: primeiro o estado vai poder divulgar ações das mais variadas secretarias, saúde, educação, segurança e uma segunda, o cidadão vai poder ter acesso aos dados financeiros do Estado, ou seja, vai fazer um link direto com o portal da transparência e um terceiro momento o cidadão vai fazer denúncias, elogios, críticas a administração estadual”, explicou o controlador geral do Estado, Nuno Bernardes.
Para as pessoas que quiseram fazer uma denúncia sobre algo relacionado ao Estado, o controlador ainda explica que fotos e vídeos podem ser gravados e mandados para os órgãos públicos para que melhorias sejam feitas.
“Ao baixar o aplicativo no seu celular tendo acesso a internet o cidadão vai poder provocar o poder público estadual, por exemplo, a pessoa está em um determinado município e verifica que lá um obra paralisou ou um serviço precisa ser melhorado, o cidadão vai poder gravar um vídeo, registrar uma foto e enviar pelo aplicativo”, esclareceu.
Nuno Bernardes garante que todas as demandas irão ser analisadas para que a população tenha um retorno através da ferramenta.
“Hoje o estado do Piauí atende 96% das demandas que lhes são informadas por meio do portal e-SIC, um dos maiores percentuais de resolubilidade do Piauí do país, de todos os órgãos do país. Estamos trabalhando para que a população não fique sem resposta”, finalizou.
G1