O 4º Batalhão da Polícia Militar conta agora com o apoio de dois drones para o reforço na segurança pública de Picos. Os equipamentos começaram ser usados operacionalmente na última segunda-feira, 13, e já ajudaram a polícia a desarticular dois pontos de venda de drogas.
De acordo com o comandante do 4º BPM, tenente coronel Edvaldo Viana, essa é a melhor maneira de utilizar a tecnologia a favor da segurança pública.
“Hoje não tem uma tecnologia melhor do que os drones, pois os mesmos dispõe de uma extensão do local de partida e cobrem um raio de oito quilômetros. As imagens serão jogadas para o COPOM. O aparelho sobrevoa até um quilômetro de altura e faz fotos e vídeos. Hoje teremos dois drones a serviço a serviço da PM e Picos sai a frente nesse trabalho, onde já desarticulamos duas bocas de fumo”, disse o comandante.
Ainda de acordo com o tenente coronel, enquanto os drones estiverem sobrevoando alguma área, seis policiais em motos estrão recebendo as imagens.
Os equipamentos foram adquiridos através de entidades do município. A Loja Maçônica Cavalheiros do Piauí e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Picos doaram os materiais ao quartel.
“Os equipamentos serão utilizados tanto na ostensividade como na prevenção. Pois em alguns pontos não podemos chegar sem sermos percebidos”, explicou Viana.
CANIL
O tenente coronel Viana afirmou que em um prazo de 15 dias o 4º BPM contará de um canil, com quatro cães. “O canil será usado no combate a drogas e em jogos de futebol”.
Confira algumas imagens feitas pelos drones da PM de Picos:
Picos 40 Graus