Desde a última segunda-feira, 20, uma comissão de representantes do Ministério da Educação está realizando vistorias a cerca da implantação do curso de medicina na Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos. A comissão é formada pelas professoras Marise Reis Freitas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Evelyn Massae Ogatta Muraguchi da Universidade Estadual de Londrina.
“Ficamos aqui até hoje. A gente já vem acompanhando esse processo de implantação desde 2014, quando a universidade incialmente atendeu uma proposta do MEC de ampliação das escolas médicas, assim Picos se habilitou para e viemos avaliar se o Campus de Picos e a estrutura de saúde da região era realmente potente e adequada para suportar um curso de medicina e entendemos que sim”, afirmou Marise Reis de Freitas, apoiadora do MEC que já visita a cidade pela quarta vez.
A apoiadora, afirmou ainda que tanto a universidade quanto a rede de saúde da cidade é adequada para a implantação do curso de medicina. “O campus possui laboratórios de saúde de qualidade que podem se adequados para o ensino de medicina nessa fase inicial. A UFPI tem um projeto de construção de um espaço específico para a construção de um prédio para o curso com laboratórios e espaço de salas de aula. Já no que diz respeito a rede de saúde entendemos que existe a necessidade de melhorias, mas ela hoje já tem vários equipamentos adequados ao curso”.
Na manhã desta quarta-feira, a comissão do MEC se reuniu com a coordenação do curso e os professores já selecionados para o curso.
A coordenadora do curso de medicina de Picos, Ticiana Amorim, afirmou que a expectativa é que as aulas se iniciem no dia 08 de setembro, seguindo o calendário da instituição.
“A base do curso já está formada. Esperamos que a adesão dos alunos seja grande e consigamos fechar o numero de vagas no início do período. O curso ele se adapta ao perfil da região e ao alunado, nossa expectativa é que ele comece da melhor forma possível”, explicou à coordenadora.
O corpo docente do curso já conta com oito professores, sendo quatro das disciplinas básicas e quatro das habilidades médicas. “Os quatro das habilidades médicas são filhos de Picos e os outros professores três são de outros estados e um do Piauí. Em andamento temos um concurso que acontece neste domingo, para a contração de professores de outras áreas”, disse Ticiane.
A médica e professora do curso de medicina de Picos, Patrícia Batista, irá ministrar a disciplina de Atenção Primária a Saúde.
“A nossa programação é que as aulas comecem no início de setembro e participamos hoje de uma oficina preparatória para a recepção desses alunos. Já tivemos várias reuniões e nesse momento estamos com as apoiadoras do MEC que nos darão todo o suporte para o início do curso”, disse a médica.
(Picos40Graus)