Nascido em Santo Antônio de Lisboa, Francisco Denílson Santos de Lima, filho do gari José Francisco e da dona de casa Maria de Fátima, enfrentou grandes desafios na infância. Mas aos, 30 anos, concluiu seu doutorado em geografia e teve sua tese de doutorado aprovada na última segunda-feira, 04. O seu trabalho retratou a violência e medos urbanos e foi aprovado de forma unânime pela banca examinadora.
Denílson mudou-se ainda aos três anos de idade para a cidade de Francisco Santos, onde teve sua infância dividida entre a escola e o trabalho, quando na companhia do pai vendia limões, feijão e milho para ajudar na renda familiar.
Aos oito anos, o piauiense teve a primeira grande perda de sua vida, quando sua mãe foi violentada e assassinada de forma brutal.
Na adolescência começou a trabalhar na promoção de eventos como concurso de beleza que movimentavam a região de Picos. Aos 18 anos, mudou-se para Campina Grande (PB), após ser aprovado no vestibular de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Além dos sonhos, Denílson levava na mala apenas a quantia de R$ 230,00. Ao chegar à cidade dormiu as primeiras noites na rodoviária, até conseguir uma vaga na residência universitária, onde morou três, dos quatro anos de curso.
Durante sua formação, trabalhou voluntariamente nos cursinhos pré-vestibulares solidários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) entre 2005 e 2008, onde conseguiu suas primeiras experiências na área da docência.
No final de 2008 formou-se em Geografia, e logo em seguida foi aprovado no mestrado em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em seus seis primeiros meses de curso em Recife enfrentou mais uma perda, a morte da sua tia Socorro, a sua segunda mãe. Após defender sua dissertação de mestrado em 2011, Denílson voltou ao Piauí e atuou em instituições privada de Picos, logo em seguida foi aprovado concurso para professor substituto da Universidade Estadual do Piauí, Campus Torquato Neto, em Teresina, onde atuou durante o ano de 2012.
Em 2013 realiza os seus dois maiores sonhos: é aprovado em 1º lugar no concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO) e entre os primeiros lugares na seleção de doutorado em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, consagrada recentemente como a melhor e maior universidade do Norte e Nordeste do país, segundo o levantamento da realizado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, que divulga anualmente um ranking mundial e regional. Já no ano de 2014, perdeu seu pai vítima de câncer de próstata.
Após concluir o doutorado em geografia. Em sua página pessoal no Facebook, o piauiense ofereceu a conquista ao seu pai:
“Pai, a cada conquista alcançada em minha vida o senhor vibrava, sendo o meu maior torcedor. Lamento a sua ausência, pois sei o quanto te faria feliz a realização deste sonho. Pai, você foi o meu melhor trabalho acadêmico! Não há artigo, monografia, dissertação nem tese que supere os seus ensinamentos! As suas palavras e atitudes fizeram-me o homem que sou hoje. A sua gentileza, simplicidade, humildade, honestidade e otimismo serviram-me de inspiração para buscar o humanismo além da racionalidade, a compaixão além da inteligência, a solidariedade além de recursos materiais. Essa vitória é dedicada ao senhor!”
Picos40Graus