O município de Picos, assim como os demais, vem sofrendo com o desemprego. Dados divulgados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Picos (SINTRACS) mostram a atual realidade do município.
De acordo com as estatísticas repassadas pelo sindicato, 561 demissões aconteceram em Picos até a terça-feira, 26 de julho. Os dados são do primeiro semestre de 2016, no qual, o mês de março mostra o maior número de demissões até agora, com um número de 98.
Ainda segundo os dados, neste mês de julho, já aconteceram 75 demissões no comércio picoense. No primeiro mês do ano, as demissões chegaram ao número de 73. Os números do primeiro semestre já passam as estatísticas do mesmo período no ano passado.
Atualmente o SINTRACS conta com mais de quatro mil filiados, o que representa em torno de 80% de filiação por parte dos trabalhadores do comércio. O SINTRACS contabiliza apenas as demissões daqueles que tem a carteira de trabalho assinada a mais de um ano.
No Brasil, desde o mês de janeiro o maior número de vagas fechadas foi registrado no comércio (69.750). O fechamento de vagas acontece em meio à forte queda do nível de atividade, com a economia em recessão. Para este ano, a estimativa do mercado financeiro é de uma queda de 3,3% no Produto Interno Bruto (PIB), após uma retração estimada em 3,8% para 2015 - a maior em 25 anos.
(PortalOPovo)