05 / 08 / 2023 - 10h24
APAPI realiza mutirão de resgate de gatos no Hospital Regional Justino Luz

É comum encontrar nos arredores do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, muitos gatos transitando pelos pátios, sendo alimentados por pessoas que deixam ração e água nos arredores.

A APAPI – Associação de Amigos Protetores dos Animais de Picos, esteve no local, após tomar conhecimento de que os animais estavam sendo capturados e levados para o lixão da cidade, onde eram soltos, resolveu fazer um mutirão para tentar resgatar, tratar e promover campanha de adoção.

A maioria dos bichanos está com algum problema de pele, mas, no geral, estão bem: “A maioria desses animais é dócil,  atendem pelo chamado das pessoas que os alimentam, mas infelizmente não podem ficar aqui. Entendemos isso e só não concordamos que eles tenham que ser levados para o lixão, já que estaríamos apenas transferindo o problema de lugar e deixando-os à própria sorte, sem tratamento e sem castração” disse Sanya Elayne, vice-presidente da APAPI.

Foram capturados cinco gatos, entre machos e fêmeas, e a operação, que teve total apoio da direção do hospital,  vai continuar na noite de hoje e manhã de sábado.

Os animais foram levados a um Pet Shop para serem avaliados e tratados e posteriormente, colocados para adoção.

Mas se não houverem políticas públicas adequadas, será difícil chegar a uma solução definitiva para o problema da superpopulação de animais nas ruas: “Precisamos da implantação de ações coordenadas para castração e consequente controle de natalidade desses animais, não só de gatos, mas, também, de cachorros. Se isso não for feito, nós travaremos muitas batalhas, todos os dias, para tirá-los das ruas, mas não conseguiremos vencer a guerra contra o abandono e o sofrimento desses que estão abandonados. Estamos buscando parcerias junto ao poder público municipal, que já nos sinalizou com apoio nesse sentido.” Finalizou Sanya.

Fotos: Fátima Miranda

Confira imagens:



12 de Janeiro de 2025 04h:44
Publicidade