10 / 08 / 2016 - 10h23
Inscrições para concurso da Sejus iniciam nesta quarta-feira

As inscrições para o concurso público destinado à contratação de agentes penitenciários da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) começam ao meio-dia desta quarta-feira (10) e seguem até as 18 horas de 24 de agosto. As provas objetiva e dissertativa serão aplicadas no dia 18 de setembro.

O certame teve o edital lançado na última sexta-feira (5), e prevê a classificação de 400 candidatos (360 na ampla concorrência e 40 pessoas com deficiência). O salário inicial é de R$ 5.966,14.

As inscrições podem ser feitas no site do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que organiza o concurso.

O edital está também disponível para consulta no endereço www.sejus.pi.gov.br. De acordo com a Sejus, 75 classificados serão chamados imediatamente. O órgão ressalta que mais agentes devem ser chamados, de acordo com as necessidades do sistema prisional e de maneira que o Estado não descumpra os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal.

O concurso para agente penitenciário é direcionado a candidatos com nível superior completo em qualquer área e será dividido nas seguintes etapas: provas escrita objetiva e escrita dissertativa; exame médico; exame aptidão física; exame psicológico; e investigação social.

Depois de aprovados nas cinco etapas, o candidato passa pelo curso de formação realizado pela Secretaria de Justiça, visando à capacitação para o desempenho dos serviços penitenciários em diversas áreas, como segurança, inteligência, procedimento operacional, direitos humanos, dentre outras.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) afirma que o número de convocações deveria ser muito superior ao prometido pelo Governo. Hoje, a população carcerária no Estado é de aproximadamente 4.500 detentos, e apenas 700 agentes penitenciários atuam nas 15 unidades penais existentes.