O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) intensificou o atendimento à população e candidatos a partir de ontem (15). Com a proximidade do pleito eleitoral e o início da propaganda política no dia 16, o TRE passará a funcionar 12 horas por dia até outubro. O expediente terá início às 7h com término às 19h durante a semana.
Aos sábados, domingos e feriados, o funcionamento vai ocorrer das 14h às 19h, em regime de plantão. Uma portaria assinada pelo presidente do tribunal, Joaquim Santana, e o corregedor Edvaldo Moura, normatiza os horários de atendimento.
Além da secretaria do Tribunal, devem seguir a norma Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor.
Segundo o TRE, para que tudo saia sem atropelos, as unidades da Secretaria do Tribunal deverão elaborar escala de trabalho dos servidores que estarão envolvidos com as atividades eleitorais e atividades administrativas.
No interior, o horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais e das Centrais de Atendimento ao Eleitor poderá ser alterado pelo Juiz Eleitoral, desde que motivado e comunicado previamente à Presidência do TRE, levando-se em consideração as peculiaridades locais.
Nesta segunda, por exemplo, o dia deve ser intenso no TRE em virtude do encerramento do prazo para partidos políticos e coligações apresentarem, no Cartório Eleitoral, até 19h, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador para as eleições 2016.
Fonte: Cidade Verde