05 / 08 / 2023 - 10h24
Diocese de Picos celebra a festa da padroeira Nossa Senhora dos Remédios

Seguindo uma tradição iniciada há 166 anos, milhares de fiéis participaram na manhã da última segunda-feira, 15, da missa solene da Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Picos. A programação, que começou dia 6, será encerrada no início da noite deste domingo, com procissão luminosa pelas principais ruas da cidade.

A 166ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios contou com uma vasta programação. Durante os nove dias atraiu milhares de pessoas, dentre os quais famílias picoenses que residem em outros estados da federação e que aproveitam o período para visitar os parentes e manter a devoção à Padroeira.

A programação diária constava de Ofício ao meio dia e novena/missa às 19 horas, seguido de quermesse. Ontem, a missa foi campal e depois o tradicional leilão da Padroeira.
 
Missa da festa
 
A missa solene da festa realizada na manhã de hoje foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada por vários padres. Pessoas de todas as idades e dos mais diferentes recantos da cidade participaram e deram demonstrações de fé e devoção a Nossa Senhora dos Remédios.
 
Ao final da celebração um grupo de atores amadores fez uma encenação relembrando a chegada da imagem de Nossa Senhora dos Remédios à Picos. Segundo os historiadores, a peça teria sido trazida a pé por um escravo, que em troca ganhou a sua liberdade.
 
Avaliação
 
O Padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), pároco da Paróquia da Catedral, disse que a Festa da Padroeira atingiu as expectativas, principalmente, em relação à participação dos fiéis. Segundo ele, mais uma vez o povo de Picos deu demonstração de fé e de respeito a Nossa Senhora dos Remédios, mantendo uma traição iniciada há 166 anos.
 
Para dom Plínio, o povo compareceu em grande número e isso representa um vigor para a Igreja, reacendendo em cada batizado de que o exemplo de Maria deve ser seguido.

(JPonline)



10 de Janeiro de 2025 00h:35
Publicidade