Com a proximidade do B-R-O- Bró, período conhecido como sendo o mais quente do ano no Piauí, as temperaturas em Picos estão se elevando.
Há algumas semanas os picoenses conviviam com temperaturas de 18º pela manhã e cerca de 34º a tarde. Mas, segundo o técnico do Instituto Nacional de Meteorologia- INMET, Eugênio Lopes, nos últimos dias tem acontecido uma mudança climática bastante significativa no município.
“Chegamos em agosto com um clima bem tolerável com madrugadas frias. Mas de uma semana pra cá podemos perceber a elevação da temperatura e diminuição da umidade relativa do ar. A chegada do B-R-O- Bró não tem perdão”, disse o técnico.
Na última quarta-feira, 17, a temperatura no município chegou aos 39º o que já é considerado bastante elevado pra época.
“As previsões é que a situação possa se agravar e vamos conviver com temperaturas de em média 40º. O ano de 2015 entrou para a história como o mais quente de todos os tempos, principalmente na nossa região, acreditamos que em 2016 não vá ser tão quente, mas uma coisa é certa, a partir de setembro as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, irão incomodar as pessoas”, disse Eugênio.
Cuidados
Com os baixos valores da umidade relativa do ar, a população precisa adotar uma série de cuidados para evitar problemas de saúde. O recomendável pelos profissionais de saúde é que as pessoas tomem bastante líquido e evitem exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Os problemas respiratórios também costumam aumentar em virtude da situação.