Padre Walmir Lima participa de encontro de prefeitos em Brasília
O prefeito reeleito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), viajou a Brasília para participar do Seminário de Novos Gestores, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O encontro, além de ser boas vindas para os gestores, serve também como orientação para a administração que se aproxima. Muitos dos eleitos buscam informações, principalmente, de como aumentar a arrecadação das Prefeituras.
O encontro acontece em Brasília e reúne quase dois mil chefes dos executivos municipais das regiões Nordeste e Sul do Brasil. Dividido em etapas, para reunir gestores eleitos em todo o Brasil, esta a ser realizada é a segunda. A primeira ocorreu nos últimos dias 24 a 28 de outubro.
Bolo Tributário
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski palestrou aos novos gestores sobre Pacto Federativo e destacou as competências dos entes da federação e os encargos ou serviços públicos pelos quais são responsáveis. Ziulkoski disse que, historicamente houve aumento da participação dos municípios no bolo tributário, de 13% para 20%, mas as competências cresceram muito mais.
“Por isso que o prefeito está de pires na mão, porque ele tem de vir a Brasília, por não ter receita para sustentar o que ele tem de atribuição para fazer”, alertou. E destacou que os prefeitos nos últimos anos 20 anos, foram assumindo atribuições da União e do Estado.
No seminário, um stand está à disposição para tirar todas às duvidas a respeito das finanças públicas municipais. Segundo a CNM, desde o início da semana, mais de 600 prefeitos já passaram pelo local e receberam um panorama com a previsão de transferência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para 2017 e com diversos outras estimativas de receita.
(JPonline)