Picos sediou, no Instituto Federal do – IFPI, nesse final de semana (dias 20,21 e 22), o evento Global Game Jam, que aconteceu simultaneamente em vários países.
No Piauí, além de Picos, apenas a capital, Teresina, foi palco da maratona de 48 horas de criação de games eletrônicos por equipes de jovens com idade média de 17 anos, previamente inscritos.
Dos 40 inscritos, 30 jovens, divididos em quatro equipes, permaneceram na criação de jogos, e, além deles, integrantes da administração do evento estiveram reclusos na sede do IFPI onde fizeram as refeições e dormiram durante o final de semana.
Para o professor de informática do IFPI e Coordenador do curso, Jader Abreu, eventos dessa natureza são essenciais para abrir espaço para os jovens que desejam saber mais sobre a área da criação de games: “O Global Game Jam é um evento internacional, uma maratona de desenvolvimento de jogos que acontece durante 48 horas em um final de semana, onde pessoas que tem o mesmo interesse se unem, recebem um tema da organização internacional e desenvolvem seus jogos baseados nesse tema. A importância é exercitar na prática os conhecimentos que eles adquirem nas salas de aulas, além da integração entre eles e ter noção de como é essa tarefa difícil de desenvolver jogo em pouco tempo” disse Jader.
O Professor criou um grupo de pesquisa em 2015 e vem realizando vários eventos. Desse estudo já foram desenvolvidos dois jogos educacionais e um protótipo, além de terem realizado, em outubro de 2016, o Picos Game Jam, um preparatório para o Global Game Jam.
O objetivo é proporcionar meios para o desenvolvimento criativo desses jovens, inclusive visando a comercialização futura dos produtos num mercado bilionário: “Estamos preparando para 2017 outros eventos, pensando nessas pessoas interessadas na criação de jogos, para que eles desenvolvam cada vez mais seus talentos e possam transformar esses protótipos em jogos comerciais, que deem lucro e que aqueçam a economia da região através do mercado criativo” explicou o professor Jader.
De acordo com o professor Jader o mercado de jogos hoje no mundo é maior que o mercado de cinema: “Pra se ter uma ideia, o GTA, um dos jogos campeões de vendas, tem resultados maiores que qualquer filme já lançado, são bilhões (de dólares) movimentados nesse comércio e o Brasil é um mercado novo, ainda inexplorado. Com condições de tecnologia mínimas, com um computador, à vezes nem isso, com jogo de tabuleiro, você consegue produzir um jogo e disponibilizar ele a nível global, basta ter as competências necessárias, o conhecimento adequado e uma equipe engajada” complementou o professor.
Foram desenvolvidos, ao final, quatro protótipos de jogos que estão acessíveis no site internacional www.globalgamejam.org.