13 / 03 / 2017 - 02h00
Penitenciária José de Deus Barros ganha viatura moderna para transporte de presos

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Justiça do Estado (Sejus), entregou, nesta sexta-feira (10), em solenidade no Palácio de Karnak, sete viaturas para o sistema prisional estadual.

Os veículos foram adquiridos por meio de parceria entre a Secretaria da Justiça e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o secretário da Justiça, Daniel Oliveira, as viaturas, modelo furgão cela, vão melhorar a transferência de presos entre presídios, transporte para audiências e outros procedimentos.

“Nossa meta é entregar, este ano, cerca de 20 viaturas para os presídios, dentro do Plano de Modernização do Sistema Prisional. Avançamos, assim, na segurança e qualidade do serviço”, pontua.

As viaturas são adaptadas para cela, têm capacidade para transportar até oito presos e contam com sistema de câmeras de segurança, que também transmitem áudio para as cabines dos veículos.

O gerente da Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos, Sinval Hipólito, uma das beneficiadas com viatura, destaca o avanço que o Estado tem conquistado na área penitenciária.

“Essas viaturas vêm em boa hora, já que um dos problemas enfrentados pelo sistema está relacionado ao transporte de presos. Agora, damos, sem dúvida, um salto no serviço e na segurança”, diz Sinval.

O governador Wellington Dias ressalta que o Estado tem conseguido, por meio da articulação entre as forças de segurança pública, avançar em medidas de proteção ao cidadão.

“Na área do sistema prisional, temos garantindo, por meio dos projetos de educação, do trabalho e dos investimentos em segurança, viabilizar a possibilidade de ressocialização”, assinala o governador.

O investimento total na aquisição das viaturas foi de cerca de R$ 1,2 milhão. As viaturas foram destinadas às seguintes penitenciárias:

Casa de Custódia Professor José Ribamar Leite (Teresina);
Penitenciária Gonçalo de Castro Lima (Floriano);
Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina (Parnaíba);
Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nunes (Bom Jesus);
Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo (Esperantina);
Penitenciária Regional José de Deus Barros (Picos);
Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Santa Maria (São Raimundo Nonato).

(Governo do Estado)