05 / 08 / 2023 - 10h24
Mirante Vale das Pedras no Parque Nacional Sete Cidades é inaugurado durante o Cerapió 2018

A passagem de bikes do Rally Cerapió 2018 pelo Parque Nacional Sete Cidades marcou a inauguração de novas trilhas para o Mirante Vale das Pedras, na última sexta-feira (26). O mirante com capacidade para 20 pessoas e dá uma visão ampla das formações rochosas, ricas em inscrições rupestres e que têm aproximadamente 190 milhões de anos.

O Parque Nacional Sete Cidades tem esse nome em virtude dos diferentes grupos de rochas que, separados entre si, parecem formar pequenas cidades. “Esse é um parque de beleza inigualável, a cada olhar e a cada angulo você tem uma nova descoberta”, fala Ana Célia Coelho, coordenadora regional do Instituto Chico Mendes. “O mirante é apenas um atrativo dos muitos que o CNBio pretende trazer para dentro deste parque, para que ele tenha total condição de atender os turistas e se consolide como um fator de desenvolvimento. Estamos abertos para o fomento das práticas esportivas, do ecoturismo e de novas parcerias construtivas para comunidade desta região”, acrescenta.

Na oportunidade, Erlich Cordão sugeriu a criação urgente de um consórcio entre as prefeituras de Piripiri, Piracuruca e Brasileira para manutenção de desenvolvimento do turismo em Sete Cidades. “Tivemos total apoio do ICMBio na nossa passagem pelo Parque Nacional de Sete Cidades. Este parque é uma pedra preciosa e que precisamos lapidar. As pessoas não acordaram para ver o que o turismo pode incrementar à renda das cidades e das pessoas que vivem em torno deste parque. A instalação de um simples outdoor após a divisa vinda do Ceará com dos dizeres: 'Você está a 100 km de um paraíso ecológico, visite-o!' é de grande importância. Acredito no nosso Estado, na sua potencialidade. Vamos tentar nos unir para mudar essa realidade!”, declara.

Waldemar Nascimento, diretor do Parque Sete Cidades, explica que as bikes passaram dentro da unidade de conservação de uso público para turistas, regida pelo CNBio. “O Parque possui aproximadamente 6.300 equitares, onde os atletas podem desfrutar das belezas cênicas, com pontos estratégicos que levam para as chamadas sete cidades”, diz Waldemar.

A visitação ao circuito das cidades não segue uma sequência ordinal. A área aberta à visitação pública corresponde a cerca de 490 hectares, num percurso de 12 km.

O Rally Cerapió 2018 tem patrocínio da Caixa Econômica Federal/Gov. Do Brasil, Petrobras, Consórcio Honda e SETUR/Gov. do Piauí. O evento conta também com apoio da Audax, SEMDEC/Prefeitura de Teresina e Teresina Shopping. Além de colaboração da Michelin, Hotéis Arrey e Prefeituras de Trairi, Itapipoca, Sobral, Cajueiro da Praia, Parnaíba e Piripiri. Os parceiros são Sebrae, Ótica Jockey, Maria Branca Produções Cultural e Artística, ADI Produções e Instituto Saber e Ler. A realização é da Radical Produções.

(Ascom)