05 / 08 / 2023 - 10h24
Novos casos de DSTs são registrados pelo CTA de Picos

O Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis HIV/AIDS e Hepatites Virais de Picos, já notificaram casos de sífilis e hepatite C na cidade, neste ano de 2018. A coordenadora do CTA de Picos, Isabel Fontes, falou sobre a procura pelos serviços ofertados pelo órgão e os casos que já foram constatados até o momento.

“Aqui atendemos toda a população de Picos e macrorregião, oferecemos exames de HIV/AIDS, sífilis, hepatite B e C. As pessoas procuram os serviços e se for diagnosticado, é notificado e aqui a gente já encaminha o tratamento no caso a medicação”, destacou a coordenadora do CTA.

Isabel Fontes falou que em relação ao ano de 2018 já foram constatados quatro casos de sífilis, onde 3 eram de pessoas masculinas e 1 feminino e de hepatite C, foi diagnosticado um caso masculino.

A coordenadora falou que quando casos como estes são constatados, o CTA de Picos notifica e encaminha o paciente para o tratamento cabível. “No caso do HIV, a gente dá a medicação, quando é de sífilis, notificamos e o paciente procura a secretaria, que lá eles entregam a medicação e vai até o seu PSF para que seja administrado ou encaminhado ao Hospital Regional Justino Luz”, contou Isabel Fontes.

A Isabel Fontes disse que essas doenças são adquiridas a partir de relações sexuais, ou seja, uma infecção sexualmente transmissível, e disse que a sífilis é dividida em quatro casos.

“A sífilis é transmitida, se as pessoas não usarem corretamente o preservativo, tanto masculino, quanto feminino, então o meio de prevenção, é exatamente o uso correto dos preservativos. Temos quatro tipos de sífilis, a primária, secundária, terciária e a congênita (passada da gestante para o bebê)”, contou a coordenadora.

Ela ainda falou que no caso da hepatite, também não é diferente da sífilis, HIV/AIDS, as pessoas precisam se prevenir ao praticar relações sexuais. Pois todas essas doenças são sexualmente transmissíveis. E disse que o CTA trabalha com essa distribuição de preservativos masculinos, femininos e lubrificantes, que são os meios mais confiáveis e seguros de prevenção.

(Grande Picos)