27 / 04 / 2018 - 17h29
Seduc lança Jogos das Escolas Públicas Piauienses - JEPEP´s 2018

Música, alegria e muita diversão marcaram a abertura oficial dos Jogos das Escolas Públicas Piauienses – JEPEP’s 2018. O evento, que é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi realizado nesta sexta (27), no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) José Pacífico, localizado no bairro Novo Horizonte, zona sudeste de Teresina.

Participaram da solenidade o secretário de estado da Educação, Hélder Jacobina; a promotora de justiça, Flávia Gomes; o secretário de justiça, Daniel Carvalho; a deputada federal, Rejane Dias; dentre outras autoridades, professores, técnicos e estudantes da Rede Estadual de Ensino.

Para o secretário de educação, Hélder Jacobina, assim como nos anos anteriores, a Seduc permanecerá dando total apoio ao esporte nas escolas. "Desde 2014, a Secretaria vem realizando atividades esportivas e incentivando o esporte e nesses jogos não serão diferentes. Vamos continuar com o apoio em todas as etapas do torneio e também quando as equipes classificadas forem para as etapas regionais e nacionais, por entendermos que o esporte é necessário para termos uma educação de qualidade", comenta Hélder.

Quatro modalidades coletivas serão disputadas pelos estudantes: futsal, voleibol, basquete e handebol. O handebol é a modalidade coletiva que mais conseguiu destaque nos últimos 10 anos nos jogos, com os atletas do Caic Balduíno Barbosa de Deus, e desde o ano de 2008 são vitoriosos e conseguem boas colocações nas etapas locais, estaduais, nacionais, participando de campeonatos internacionais.

Diêgo Nascimento, que é pivô no time, disse que é gratificante participar mais uma vez da competição e da equipe da escola. "É uma grande satisfação estar na equipe, que junto ao nosso técnico Giuliano Ramos, procuramos sempre bons resultados, com muito treino, dedicação e responsabilidade", comenta o estudante.

Além das coletivas, nove modalidades individuais estão inseridas nos jogos: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica desportiva, judô, xadrez, natação, tênis de mesa e luta olímpica.

De acordo com o presidente da comissão dos JEPEPs 2018, Moacir Moreira, as primeiras competições acontecem nas próprias escolas. "Os primeiros jogos das modalidades coletivas serão de responsabilidade das Gerências Regionais de Educação (GREs) e serão realizados nas escolas jurisdicionadas à sua Gerência. Já as individuais, acontecerão nos ginásios preparados para receber as modalidades, na UESPI, IFPI, dentre outros", disse Moacir.

Este ano, os jogos têm como tema a cultura de paz, por meio do projeto "Queremos Paz". A promotora de Justiça, Flávia Gomes, afirmou que este é um momento muito importante e propício para promover um projeto como esse.

"Estamos com essa parceria entre a Seduc e o Ministério Público com o objetivo de resolver conflitos escolares que envolvem escola, comunidade, pais e professores, trabalhando temas relacionados à cultura da paz, como esse que foi abordado aqui pelos alunos na abertura do evento, com as personalidades que receberam o Nobel da Paz", finaliza.

A realização dos JEPEP’s tem por objetivo promover o esporte, funcionar como espaço de reflexão e debate, visando a transformação do espaço na escola em um ambiente mais acolhedor e propício para a aprendizagem dos alunos.

Em junho, os times das escolas classificadas disputarão a segunda etapa dos JEPEP?s e os vencedores disputarão os Jogos Escolares Piauienses – JEP’s, realizados pela Fundespi. Os campeões de cada modalidade representarão o Piauí na primeira seletiva nacional da Regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrerá entre os dias 12 e 16 de setembro em Natal, no estado do Rio Grande do Norte.

(ccom)