28 / 04 / 2018 - 16h56
Defensores públicos debatem sobre direitos das pessoas acometidas por tuberculose e hanseníase

Os Defensores Públicos Igo Castelo Branco de Sampaio e Rogério Newton de Carvalho Sousa participaram como palestrantes no V Fórum Estadual Integrado de Tuberculose e Hanseníase no Piauí, que aconteceu nestes dias 25 e 26, no auditório do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, reuniu gestores e profissionais de Saúde da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, que acompanham as referidas doenças em todos os municípios.

Rogério Newton, que é titular da 1ª Defensoria Pública da Saúde, participou da discussão sobre Direitos Humanos e Cidadania da Tuberculose. Igo Sampaio, titular da 1ª Defensoria Pública dos Direitos Humanos e Tutelas Coletivas, integrou o debate sobre Direito e Cidadania das Pessoas com Hanseníase.

“Nosso objetivo com esse Seminário é instrumentalizar os profissionais da área de Saúde na contextualização da Tuberculose e Hanseníase, o que é uma questão de saúde pública, esclarecendo sobre os direitos dos usuários, dai a importância da participação da Defensoria Pública”, afirma Ivone Venâncio de Melo, Supervisora do Programa de Combate à Tuberculose do Estado do Piauí e uma das organizadoras do evento.

(ccom)