09 / 05 / 2018 - 15h36
Dia D de vacinação contra influenza ocorre neste sábado (12)
O dia D de vacinação contra o vírus H1N1 será realizado no próximo sábado, 12, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana do município. A abertura oficial será no posto de saúde Antenor Neiva, no Centro, a partir das 8 horas. A meta é vacinar 14.912 pessoas em Picos, durante toda a campanha.
 
A vacina é destina às pessoas que formam o grupo de risco, dentre elas: idosos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes e mulheres no pós-parto, pessoas com dificuldade de locomoção, além de portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde, professores e servidores do sistema penitenciário.
 
Segundo a coordenadora Municipal de Imunização, Valdivânia Pacheco, o objetivo da campanha contra influenza é reduzir a mortalidade, as internações e infecções causadas pelo vírus H1N1. “A campanha é dividida em sete etapas, essa vai ser a terceira. As doses de vacinação vão chegando, conforme o andamento da campanha, seguindo fases”, explica a coordenadora. “Não se destina ao público geral, mas somente à população vulnerável a contrair a influenza”, enfatiza.
 
Para se imunizar, basta apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacinação. Se for o caso, é importante levar documento que ateste fazer parte do grupo de risco. A enfermeira alerta que não é aconselhável tomar vacina se a pessoa tiver algum tipo de alergia à proteína do ovo ou se estiver com febre e gripe.
 
As vacinas começaram a ser disponibilizadas desde o dia 23 de abril e seguirão até 1º de junho. Contudo, nas Unidades Básicas de Saúde da zona rural, a vacinação será realizada a partir do próximo dia 14 de maio.
 
(Ccom)