11 / 05 / 2018 - 15h20
Maio Amarelo: Mais de três mil alunos participam de conscientização sobre trânsito seguro

A educação é fator decisivo para o processo de transformação do trânsito. Com esse pensamento e convicto do seu papel de educar, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), reforça as ações educativas alusivas ao Maio Amarelo – Nós Somos o Trânsito, tanto na capital como no interior do estado. 

Mais de 16 municípios piauienses já receberam, neste mês, técnicos da escola para ministração de palestras educativas, no intuito de sensibilizar os alunos afim de que adotem hábitos mais seguros, principalmente em relação àqueles que eles já exercem no trânsito, que são pedestre, ciclista e passageiro.

“Até dia 30 de maio, o "Maio Amarelo" é tema de nossas ações. Nossa presença nas escolas é no sentido de preparar os alunos para tornarem-se condutores conscientes e multiplicadores do conhecimento essencial para a segurança no trânsito”, destaca o diretor da Escola Piauiense de Trânsito, Levi Gomes, ressaltando que tudo nesse ambiente é questão de escolha.

“Dirigir e beber, usar o celular ao volante, ultrapassar os limites de velocidade. E nossos técnicos estão orientando, ensinando esses jovens a fazerem as escolhas certas no trânsito, enfatizando que é possível evitar acidentes, preservar vidas”, pontua Levi.

A estudante Márcia Caroline, de 16 anos, de Parnaíba, parabenizou a iniciativa do Detran em estar mais próximo do cidadão levando conhecimento sobre cuidados no trânsito. “É nessa etapa da vida que somos estimulados ao cultivo de atitudes de responsabilidade e cidadania. E os temas abordados aqui buscam justamente garantir uma prática no dia a dia de transitar mais consciente, resultado na redução de acidentes”, comentou Márcia.

Além de Parnaíba, a EPT visitou as cidades de Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Boqueirão, Capitão de Campos, Piripiri, Pedro II, Brasileira, Piracuruca, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Luís Correia e São José do Divino. Mais de três mil alunos foram alcançados por meio das ações realizadas pela EPT.

“O Governo do Piauí tem compromisso com a segurança no trânsito e investido em educação para o trânsito, porque entende que a educação muda toda e qualquer realidade, inclusive no trânsito. As leis de trânsito devem ser cumpridas. É necessário que haja uma mudança de comportamento dos condutores para que o trânsito seja mais humano e pacífico”, declara Arão Lobão, diretor-geral do Detran.

(Ccom)