14 / 05 / 2018 - 17h49
Picos tem meta de vacinar quase 15 mil contra gripe

O dia D de vacinação contra o vírus H1N1 foi realizado no sábado (12) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana do município. A abertura oficial ocorreu no posto de saúde Antenor Neiva. A meta é vacinar 14.912 pessoas em Picos, durante toda a campanha.

A vacina é destina às pessoas que formam o grupo de risco, dentre elas: idosos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes e mulheres no pós-parto, pessoas com dificuldade de locomoção, além de portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde, professores e servidores do sistema penitenciário.

“Em nosso município ainda não temos nenhum caso registrado. Queremos atingir nossa meta na campanha, protegendo o máximo de pessoas possíveis, para que não tenhamos nenhum registro do vírus H1N1 em nosso município” disse Marília Bezerra, Secretária de Saúde de Picos.

“Para se imunizar, basta apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacinação. Se for o caso, é importante levar documento que ateste fazer parte do grupo de risco” disse Valdivânia Pacheco, coordenadora Municipal de Imunização.

A coordenadora alerta que não é aconselhável tomar vacina se a pessoa tiver algum tipo de alergia à proteína do ovo ou se estiver com febre e gripe.

As vacinas começaram a ser disponibilizadas desde o dia 23 de abril e seguirão até 1º de junho. Contudo, nas Unidades Básicas de Saúde da zona rural, a vacinação será realizada a partir do próximo dia 14 de maio.

(Webpiaui)