15 / 05 / 2018 - 17h04
Interessados por ciência prestigiam primeira noite do Pint of Science em Teresina

Iniciou, nessa segunda-feira (14), em Teresina, um dos maiores festivais do mundo: o Pint of Science, que dialoga sobre temas curiosos e pesquisas científicas em ambiente totalmente inusitado como bares. A capital piauiense sediará o evento, por três dias, no Medalhão do Chef e na Rambeer Cervejaria Artesanal.

Na noite de segunda, os temas em exposição foram “Biotecnologia: da bancada ao balcão” e “Educação especial: o que temos a ver com isso?”. No Medalhão do Chef, a palestra foi conduzida pelos pesquisadores Francisco Cardoso Figueiredo e José Ribeiro dos Santos Júnior e no Rambeer, pela especialista Nadja Pinheiro. Ambos estudiosos, passaram experiências na área da pesquisa para o público.

O festival científico ocorre pela segunda vez em Teresina. No primeiro ano, em 2017, surpreendeu os clientes dos bares selecionados que puderam prestigiar diversas temáticas do mundo da ciência. A expectativa é que este ano o público supere o do festival anterior.

Programação:

Terça-feira, 15/05, às 19h

Palestra: Sol a pino e de vento em popa: cenários e perspectivas para energias renováveis
Palestrante: Marcos Antonio Tavares Lira
Local: RamBeer – Cervejaria Artesanal - Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga
Tel.: 3085-5333

Palestra: O que a Ciência pode contribuir para melhorar seu tira-gosto de Carneiro Desossado?
Palestrantes: Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro e Ney Rômulo de Oliveira Paula
Local: Medalhão do Chef - Av. N.S. de Fátima, 1782 - Bairro de Fátima
Tel.: 3085-4334
 
Quarta-feira, 16/05, às 19h

Palestra: Pesquisa & Inovação: da ideia ao mercado
Palestrante:  Lívio César Cunha Nunes
Local: RamBeer – Cervejaria Artesanal - Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga
Tel.: 3085-5333

Palestra: A ciência dos plásticos eletrônicos
Palestrante:  Alexandre de Castro Maciel
Local: Medalhão do Chef - Av. N.S. de Fátima, 1782 - Bairro de Fátima
Tel.: 3085-4334

“A primeira edição do Pint of Science, no Piauí, foi uma ótima chance de reunir pesquisadores do estado e valorizar o debate de temas curiosos. Mostramos que a ciência está presente em tudo. Tivemos uma boa aceitação e apostamos neste evento agora em 2018”, destaca Francisco Soares, coordenador da iniciativa em Teresina.

O Pint of Science é uma organização sem fins lucrativos que estabelece parcerias pelo mundo a fim de possibilitar a realização desse festival. Para Antonildes de Sousa, estudante universitário e que prestigiou a noite de ontem, o festival traz algo novo para a capital, inserindo informações sobre a pesquisas em ambientes que são bem frequentados pelo brasileiro, como o bar.

“No Brasil é quase uma cultura essa questão de tomar um drink em barzinhos, restaurantes. Então, essa ideia de trabalhar a ciência nesses locais é bastante inovadora, quebra paradigmas e aproxima os acadêmicos e pessoas fora do universo científico de uma forma mais descontraída”, avalia o participante.

O evento é uma realização do Centro Unificado de Inovação Aplicada (Cuia), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), por meio Superintendência de Ciência e Tecnologia.

(Ccom)