26 / 06 / 2018 - 17h04
Eleição da mesa da câmara acontece nesta quinta-feira

A Câmara Municipal de Picos realiza na próxima quinta-feira, 28 de junho, a eleição para mesa diretora biênio 2019-2020. A antecipação do pleito foi aprovada em duas votações na sessão da última quinta-feira, 21, com treze votos a favor e dois contra.

Nesta segunda-feira, 25, a atual mesa diretora da Câmara Municipal de Picos assinou o edital convocando as eleições para a próxima quinta-feira, 28. O documento será publicado no Diário Oficial dos Municípios, edição de amanhã, 26.

Segundo o edital, poderão inscrever-se na presente eleição os candidatos eleitos ao cargo de vereador para a legislatura 2017-2020, desde que devidamente diplomados pela Justiça Eleitoral e empossados para exercerem os mandatos na Câmara Municipal de Picos.

As inscrições das chapas deverão ser feitas até às 13 horas da próxima quarta-feira, 27, na Secretaria da Câmara Municipal de Picos, cuja sede fica situada à rua São Sebastião, 32, centro. Estarão em disputa os cargos de presidente, 1º vice-presidente, 1º secretário, 2º vice-presidente e 2º vice-secretário.

O edital de convocação destaca que a eleição acontecerá na sessão ordinária da próxima quinta-feira, 28, que começa às 15 horas. Terá duração do tempo necessário à consecução de suas finalidades, sendo admitida tolerância máxima de quinze minutos para o seu início. Será conduzida pelo atual presidente da casa, Hugo Victor (MDB).

Antes de se iniciar o processo de votação será feita pelo Secretário designado, exposição clara de todos os procedimentos a serem observados para debelar qualquer dúvida existente. “Para tanto, se necessário, será ouvido o corpo jurídico da Câmara, de modo que ao iniciar a votação, não paire qualquer dúvida sobre o pleito e sua realização”, pontua o edital.

Serão considerados eleitos os candidatos integrantes de uma chapa que obtiver maioria simples dos votos dos vereadores presentes. A Câmara Municipal de Picos é composta de quinze parlamentares. Após a apuração serão proclamados os eleitos, que tomarão posse no primeiro dia útil do mês de janeiro de 2019.

Candidato

O atual presidente da Câmara, Hugo Victor Saunders Martins (MDB), é candidato à reeleição. Ele já está montando sua chapa com a participação de vereadores da base de apoio ao prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), de quem é aliado, e também de colegas da oposição.

(Jornal de Picos)