O Deputado Estadual Ruben Martins, PSB, foi o autor do requerimento, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Piauí e que deu origem à formação de uma comissão de Deputados Estaduais que visitaram, nessa sexta, 24, pela manhã, o Parque Eólico da Chapada do Araripe, na região de Simões, Estado do Piauí.
O projeto de coleta de ventos para posterior transformação em energia se estende pelos muncipios de Caldeirão Grande, Marcolandia, Padre Marcos, Simões, Curral Novo, Betania, Acauã e Queimada Nova.
"A capacidade prevista é de que ate o ano de 2017 estaremos gerando em torno de 10 vezes o que é gerado pela Barragem de Boa Esperança. Já existem mais de 200 torres implantadas. É um grande projeto que o Piaui precisa ter conhecimento, por isso a ideia da formação da equipe de visita hoje, é para que os deputados tomem conhecimento dessa estrutura na Chapada do Araripe e da importância dela para o Estado, além disso a exploração de energia solar etá em fase inicial, ainda de alto custo de produção, mas estudamos para que possamos usar mais esse tipo de energia." disse o deputado Rubem Martins.
Segundo Rubem Martins, toda energia gerada no pais entra no sistema nacional de energia, que pode ser distribuída para qualquer Estado. Mesmo com a entrada da energia produzida pelo sistema eólico implantado, o Piauí também sai ganhando: "A energia gerada em Boa Esperança, hoje, não daria para o consumo de Teresina, e, para se ter uma ideia, a energia na Chapada do Araripe, já chega a seis vezes o que gera a Boa Esperança. Essa energia entra no sistema nacional e mesmo assim nós também seremos beneficiados, porque se entra no sistema nacional de energia elétrica se abre um leque muito gde de investimentos, será beneficiada até a região de São Raimundo Nonato" disse o deputado.
O objetivo era reunir grande parte dos deputados estaduais no local do Parque Eólico para mostrar a todos a potencialidade do esatdo na exploração desse tipo de energia renovável e limpa.
Além dos deputados, o Governador Wellington Dias, a Vice, Margarete Coelho e o Senador Ciro Nogueira também integraram a comitiva
A primeira parte da obra deve ser entregue em julho desse ano e o Piauí será alçado a uma condição de destaque no setor energético do País, como detentor do maior centro de produção de energia proveniente da captação dos ventos.
Espera-se que até 2017, o Estado seja capaz de produzir em larga escala energia eólica para atender à demanda interna e ainda comercializar o produto para outros Estados.
Fizeram parte da comitiva o Governador Wellington Dias, a Vice-Governadora Margarete Coelho, o Senador Ciro Nogueira e demais deputados.