Lançada hoje (14), em Brasília, a Frente da Parlamentar em Defesa da Caixa Econômica Federal busca manter sob vigilância um patrimônio que é de todos os brasileiros. “Criar diferentes espaços de debates para discutir e defender a Caixa é necessário para combater a pressão para a privatização do banco público, que apresenta alguns dos melhores resultados do setor”, avalia Assis Carvalho, que é um dos coordenadores da Frente.
“Como empresa pública, a Caixa sofre ataques sistemáticos de setores conservadores que têm interesse na sua privatização. A constituição de frentes de defesa do banco público é, portanto, uma defesa de Estado e do desenvolvimento do país”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos. Ele ressaltou que, para funcionários e gestores, o Parlamento é espaço fundamental para travar a luta pela manutenção da Caixa como uma empresa 100% pública.
A Frente foi proposta pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) e contou com o apoio de outros 223 parlamentares. O lançamento foi prestigiado por parlamentares, gestores e dirigentes de entidades representativas de funcionários do banco público.
Assis Carvalho
Funcionário da Caixa há 34 anos, o deputado federal Assis foi dirigente sindical nos anos 90, liderou o Comitê em Defesa dos Bancos Públicos, que lutou contra a privatização da Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e bancos estaduais, no governo FHC. Neste período, Assis foi presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF-PI), diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí e membro da diretoria da Confederação Nacional dos Bancários.