20 / 11 / 2020 - 11h17
Coordenador da equipe de transição de Gil afirma que trabalhos iniciam na próxima semana

A transição de mandato é um momento importante onde, no caso das eleições municipais, o prefeito que deixa o cargo entrega ao seu sucessor a Prefeitura e toda sua estrutura física e administrativa, possibilitando ao gestor eleito conhecer previamente a situação de projetos realizados, em andamento, situação econômica e financeira e quadro de pessoal, entre outras coisas.

Em Picos, cidade a 310 quilômetros da Capital, Teresina, a segunda maior do interior do Estado do Piauí, as equipes de transição do Prefeito que sai, padre Walmir Lima e do prefeito que assume, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, já foram nomeadas no Decreto 143,2020, expedido na quinta-feira, 19.

A equipe nomeada pelo atual prefeito é composta pelos seguintes membros:

Procurador Geral do Município, advogado Maycon João de Abreu Luz; Chefe de gabinete, Francivaldo Barbosa de Sousa;

Secretário de Administração, João Paulo Gonçalves Nunes Barbosa;

Controladora Geral do Município, Patrícia Leite Leônidas;

Coordenadores administrativos Bruno Alves Luz e Klelia Rejane Alves dos Anjos Silva.

Já a equipe que responde ao atual prefeito eleito, Gil Paraibano, é composta por:

Evilásio da Luz Moura, Contador.

Agrimar Rodrigues de Araújo, Advogado.

Cecília Maria Lavôr Neri, Vice-prefeita eleita.

Antônio José de Carvalho Júnior, Advogado.

Glauber Luz Moura, Contador.

Edivan Helvídio de Sousa,  Enfermeiro e Fisioterapeuta.

Gabriel Gomes de Araújo, Administrador.

O A3Portal conversou com o coordenador da equipe de transição indicado pelo Prefeito Gil Paraibano, Contador Evilásio da Luz Moura, sobre as expectativas para o trabalho que deve começar na próxima semana:

Evilásio Luz  - foto arquivo pessoal

A3 Portal - O senhor foi indicado para coordenar a equipe de transição de mandato pelo Prefeito Gil Paraibano. É uma grande responsabilidade? Quais as expectativas?

Evilásio Luz - A responsabilidade é enorme! A expectativa é que tenhamos um trabalho sem percalços para que possamos propiciar aos munícipes picoenses um ótimo trabalho na gestão pública nos próximos quatro anos.

A3 Portal -  Acredita que essa deverá ser uma transição tranquila?

Evilásio Luz - Sim, esperamos que tenhamos uma transição tranquila. Estamos com um bom relacionamento com o Prefeito e sua equipe, que entendem a necessidade de uma ótima transição para que não exista descontinuidade do serviço público.

Na transição devem ser deixadas em segundo plano as divergências políticas e disputas ideológicas em prol da concretização da vontade externada nas urnas, evitando-se rupturas que possam causar prejuízos à continuidade da gestão e da prestação dos serviços públicos essenciais.

A3 Portal -   Como funciona o trabalho dessa equipe? Quais são os pontos essenciais a serem abordados nesse momento?

Evilásio Luz - A transição busca efetivar o princípio do regime democrático na alternância de poder entres dirigentes políticos eleitos pelo povo, que após as eleições e antes mesmo do início da próxima gestão, possam os novos gestores ter acesso aos dados e informações essenciais para a gestão, para que se evite descontinuidade do serviço público, e efetivamente, como se diz, evitar que a máquina pública pare.

Devemos buscar ter acesso a todos os dados e documentos que possibilitem conhecimento de informações imprescindíveis para o início da gestão, a exemplo dos instrumentos de planejamento, os relatórios de gestão fiscal, parcelamentos, demonstrativos de restos a pagar e outras informações da situação financeira municipal, contratos administrativos, convênios, relação de servidores e de bens públicos, processos judiciais, entre outros.

Os trabalhos das equipes de transição, segundo o Coordenador Evilásio Luz, têm início marcado para apróxima semana, com reunião já na  terça ou quarta-feira, a ser definida conjuntamente. 

 



Publicidade