04 / 05 / 2021 - 11h29
Secretário Aldo Gil participa de reunião com presidente da Câmara de Vereadores e APAPI

O Secretário Municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil de Medeiros, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), participaram na manhã desta segunda-feira, 03 de maio, na sala da presidência da Câmara, de uma reunião para tratar sobre os animais de rua na cidade de Picos. Também participaram da reunião, o Coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins, representantes e a Presidente dos Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), Sanya Elayne.

A reunião discutiu os problemas dos animais que vivem soltos nas ruas de Picos. Segundo Chaguinha, à medida que será tomada inicialmente será a castração gratuita desses animais. “Nessa discussão encontramos aqui a alternativa de pelo menos fazer a castração inicial, e depois discutir a possibilidade de encontrar um local onde abrigaria todos esses animais que estão à soltas e estimular a população a fazer a adoção, até porque o município não tem condições de manter em média cinco mil animais que tem na nossa cidade” disse.

Ainda segundo Chaguinha, a ação de castração dos animais, será realizada através da Secretaria de Saúde e a APAPI. “Encontramos aqui a alternativa de a Secretaria vai doar alguns veterinários que será coordenado pelo Centro de Zoonoses, para fazer a castração com acompanhamento da equipe da APAPI. Então já é alguma coisa, a gente está dando o pontapé inicial para que a gente evite a proliferação de animais nas ruas da cidade de Picos” afirmou.

Presidente da Câmara, Vereador Chaguinha, conduziu a reunião. (Foto: Pedro Neto)

O Secretário de Saúde Aldo Gil, disse que a previsão é que na próxima semana já se inicie o processo de castração na cidade. “Já é a sexta ou sétima reunião que eu tenho sobre o assunto. Esbarramos várias vezes em algumas dificuldades, mas agora ficou definido que vai dar o pontapé inicial começando pela castração química. Então já ficou acertado aqui que a partir da próxima semana nós vamos nos organizar para começarmos a castração química” disse o secretário.

Também participaram da reunião, os vereadores Pedro Pio (PP); Filomeno Portela (PP) e Gilson Nunes (PTB).

 

Por: Pedro Neto / ASCOM Câmara de Vereadores



Publicidade