26 / 07 / 2021 - 20h23
SMS e Coordenação Administrativa do SAMU esclarecem problemas relacionados as ambulâncias

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Secretário, Aldo Gil de Medeiros, informa a população de Picos que a ambulância avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município está no conserto. Ao tempo que o Secretário anuncia para a população a aquisição de uma outra ambulância básica, por meio de emenda parlamentar dos Senadores Elmano Férrer e Ciro Nogueira.

O Secretário, Aldo Gil, esclarece a população que ao assumir a pasta a qual está à frente, encontrou vários problemas físicos, financeiros e estruturais deixados pela gestão anterior. Dentre esses problemas, um deles foi o sucateamento das ambulâncias do SAMU de Picos.

“Por enquanto o que temos a fazer é tentar colocar essas ambulâncias em funcionamento consertando e trocando peças. As demandas não param, são muitos atendimentos por dia, e o que nós temos para ofertar com essas ambulâncias não é suficiente. Estamos tentando corrigir e consertar, mas sabemos que não será suficiente enquanto não chegar a renovação de frotas de ambulâncias”, contou o gestor.

Aldo Gil, Secretário de Saúde. (Foto: Wagner Araújo).

A Coordenadora Administrativa do SAMU de Picos, Camila Luz, explica a população que a ambulância avançada do SAMU se encontra com defeitos e está na oficina. Assim como, a ambulância básica do SAMU também se encontrava sem condições físicas de funcionamento na noite deste domingo, 25 de julho.

Camila Luz ressalta que a peça para o conserto da ambulância avançada já chegou e que provavelmente nesta terça-feira (27), o veículo saíra do conserto e voltará a funcionar. Ainda informa que a ambulância básica também já se encontra em funcionado e que, além disso o SAMU dispõe de uma motolância que também está em funcionamento.

Coordenadora Administrativa do SAMU, Camila Luz. (Foto: Wagner Araújo).

A Secretarias Municipal de Saúde, através da Coordenação Administrativa do SAMU, estão empenhados na busca por recursos e soluções para sanarem os devidos problemas físicos das ambulâncias do município.

Aquisição de Ambulância

Aldo Gil destaca que tem corrido atrás de recursos para a aquisição de novas ambulâncias, ao tempo que anuncia em primeira mão, que através dos Senadores Elmano Férrer e Ciro Nogueira foi cadastrada uma emenda para a aquisição de uma ambulância básica.

“Estamos correndo atrás da ambulância do SAMU, caso não consigamos a emenda exclusiva para a compra de uma ambulância avançada, usaremos recursos próprios e compraremos essa ambulância avançada para o SAMU, pois a que nós temos, não está dando mais para ser utilizada no dia-a-dia”, disse o Secretário.

Regulação do SAMU

É um desejo antigo do Prefeito, Gil Paraibano e do Secretário de Saúde, Aldo Gil, trazer de volta o serviço de regulação do SAMU para ser realizado na própria base em Picos e não na capital Teresina.

Aldo Gil conta que a gestão está empenhada nesse processo e que está aguardando os trâmites legais serem aprovados para que a regulação volte a ser feita diretamente do município de Picos.

“Essa regulação feita por Teresina já vem dando problema a bastante tempo. Desde que foi levada para lá, tem gerado bastante insatisfação, tanto por parte das equipes, quanto por parte dos usuários. Os reguladores de Teresina dificilmente saberão nomes de ruas, localidades rurais ou pontos de referência da nossa cidade. Isso atrasa muito o atendimento do SAMU em Picos, por isso sabemos da necessidade de trazermos essa regulação de volta e faremos o possível para isso”, finalizou Aldo Gil.

PMP-ASCOM



Publicidade