05 / 08 / 2023 - 10h24
Aulas presenciais do Curso Pré-Vestibular José Bispo iniciaram na noite de ontem

As aulas presenciais do Curso Pré-vestibular José Bispo tiveram início na noite de ontem. Por conta da Pandemia do Coronavírus, as aulas aconteciam de forma virtual desde o início do ano. Ontem, 04, o sistema híbrido foi implantado, sistema que permite aulas presencial/virtual, onde os estudantes são divididos por turmas.

Segundo a Secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques, o Cursinho José Bispo é um meio importante de acesso à universidade e que a administração do prefeito Gil Marques de Medeiros promove importante parceria entre as secretarias de Educação e Saúde na manutenção do referido curso, beneficiando diretamente estudantes oriundos de escola pública.

 

Noêmia Marques, Secretária de Educação de Picos

 

“O cursinho José Bispo é muito importante para alunos do ensino público. E é uma determinação do prefeito Gil Marques de Medeiros primar pela sua manutenção, e na medida do possível, melhorar as condições de ensino para os alunos”, comenta a gestora.

A coordenadora do Curso José Bispo, Ananda Menezes, explica que as aulas no sistema híbrido ocorrem de forma que metade da turma acompanha as aulas presencial/virtual num dia, e a outra metade acompanha subsequentemente. Ou seja, em dias alternados, os estudantes podem assistir às aulas de forma satisfatória.

“Estamos num momento que sugere adaptações. Nesse sentido, implantamos o modelo híbrido no qual os alunos acompanham as aulas na sua totalidade de forma virtual/presencial sem perda de qualidade”, assegura a coordenadora.

 

Ananda Menezes, coordenadora do cursinho José Bispo

 

Para os alunos, o sistema híbrido é fundamental, já que dúvidas decorrentes podem ser sanadas de forma satisfatória para todos, como comenta a estudante Raylane Nascimento.

 

Rayulane Nascimento, estudante

 

“Dessa forma, podemos tirar todas as dúvidas, pois teremos um orientador nos auxiliando no momento presencial naquilo que de forma virtual possa passar despercebido”, sublinha a estudante.

Segundo o coordenador da Coordenadoria da Juventude de Picos, Matusalém Almeida, toda estrutura oferecida para os alunos do Curso José Bispo está assegurada pelo município. Segundo ele, a qualidade do referido curso, ocorre desde a elaboração do projeto pedagógico, à escolha dos mestres.

 

Matusalém Almeida, Coordenador da Juventude de Picos

 

“E o prefeito Gil Marques de Medeiros tem nos apoiado de forma efetiva. E essa parceria com as secretarias de Educação e Saúde é muito importante para mantermos todo padrão de qualidade pedagógico para nossos alunos, além da atenção necessária aos protocolos de segurança”, avalia o gestor.

Curso Pré-Vestibular Municipal Professor José Bispo

Criado em 2014, o Curso Pré-Vestibular Municipal Professor José Bispo, surgiu com o objetivo de dar oportunidade a estudantes de escola pública ingressarem no ensino superior, sobretudo aqueles que residem no município picoense.

 

Protocolos de segurança seguidos à risca: distaciamento social entre os assentos e uso de máscara

 

O cursinho é mantido pela Prefeitura de Picos, por meio da Coordenação da Juventude. Este ano de 2021, todas as vagas ofertadas foram preenchidas. As inscrições foram avaliadas segundo critérios do edital do certame, onde 130 vagas foram oferecidas.

Por conta da Pandemia do Coronavírus, as aulas foram iniciantemente ministradas de forma virtual – online, sendo que ontem 04, deu-se início ao sistema híbrido. O cursinho José Bispo tem duração de sete meses, com uma equipe de 12 professores que atuam em escolas particulares e públicas de Picos, nas mais variadas disciplinas que atendem ao projeto pedagógico exigido.

 

Protocolos de segurança seguidos à risca. Uso de máscara, medição térmica e álcool em gel

 

As aulas do referido curso acontecem de segunda à sexta-feira, das 18h às 21:40h, em dias alternados.  Lembra-se que os protocolos de segurança da OMS estão sendo obedecidos, desde o uso de máscara, ao distanciamento social.

PMP-ASCOM