27 / 11 / 2021 - 14h55
Prefeitura de Picos realiza fiscalização em poço de água do bairro Boa Vista

Por: Maria Ivonete

A Prefeitura Municipal de Picos, através das Secretarias de Defesa Civil, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária de Picos continuam atentas às demandas de fiscalização que surgem na cidade, nesta sexta-feira, 26 de novembro, atendendo aos anseios da população, os órgãos acima fiscalizaram o poço da Agespisa que fornece água para o bairro Boa Vista, que apresentou problemas na qualidade da água ofertada aos moradores.

A Engenheira Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, Mary Jully Terto, esteve no local para solicitar uma analise da água que estava sendo fornecida através do poço para os moradores.

“Foi solicitado através da Secretaria de Meio Ambiente a analise da água em relação à qualidade comparando com o corpo hídrico de como eles são recolhidos, recolhemos uma amostra da água bruta que sai direto do poço e outra com o tratamento prévio que a Agespisa oferece só com o cloro. Essa análise foi solicitada para que possamos ter informações se a água realmente só precisa da necessidade do tratamento de cloro para o consumo da população”, explicou a Engenheira Ambiental.

Engenheira Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, Mary Jully Terto ao lado do Secretário de Defesa Civil, João Araújo (Foto: Maria Ivonete)

De acordo com o Secretário de Defesa Civil, João Araújo, o poço de água havia sido cavado pela Agespisa há muito tempo, quando foi ligado semana passada houve problemas com a qualidade da água, segundo a população.

“Desde semana passada quando foi ligada a água nesse poço que estava cavado há muito tempo, os moradores reclamaram da qualidade da água, tanto em relação ao gosto como a cor, então fomos atrás do órgão responsável pelo poço, Agespisa, para que eles pudessem dar uma explicação, lá eles mostraram um laudo da água que mostrava que ela estava apta para o consumo, só que as reclamações continuaram e a população apresentou algumas doenças como dor de barriga. Então, a gente da Defesa Civil, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e alguns vereadores da nossa cidade fomos fazer uma fiscalização e pedimos uma nova análise da água com a presença da nossa engenheira ambiental”, contou o Secretario.

Secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo (Foto: Isael Pereira)

Por fim, o Secretário de Defesa Civil, João Araújo, falou sobre o resultado da análise solicitada por eles sobre a qualidade da água do poço. “O resultado da análise já está nas nossas mãos, quando saímos da fiscalização fomos direto para o laboratório, onde já temos os dados precisos e podemos afirmar para a população do Bairro Boa Vista e Passagem das Pedras que a água se encontra com qualidade para o consumo humano, em relação a cor da água, a equipe da Agespisa fará nova consulta na área para descobrir o que está acontecendo”, finalizou o Secretário.

Estiveram presentes durante a fiscalização, o Vice-presidente da Câmara dos Vereadores, o Vereador, Pedro Pio, a Vereadora, Dalva Mocó, a Secretária de Meio Ambiente, Fátima Sá, Fiscais de Meio Ambiente, e demais colaboradores da administração pública, e moradores do bairro Boa Vista.

Vereador, Pedro Pio, e Vereadora, Dalva Mocó participando da fiscalização (Foto: Maria Ivonete)

Veja mais imagens!

 



Publicidade