20 / 05 / 2022 - 11h37
Matéria / Educacao IFPI de Picos promoverá culminância do projeto de exposição de artes visuais

O IFPI – Campus de Picos promoverá entre a terça e a sexta-feira (24/27) a culminância do projeto de exposição de artes visuais “Exposições Virtuais: admirar obras de arte sem sair de casa”, quando serão exibidas presencialmente para a comunidade escolar 30 telas produzidas pelos alunos. Segundo o coordenador do projeto, Prof. Ms. Jânio Tavares Leite Macêdo, o trabalho foi executado ao longo do ano de 2021, quando as aulas estavam acontecendo de forma remota, podendo agora ser realizado presencialmente com a volta das aulas no instituto.

“É um projeto de extensão que teve como propósito, criar um ambiente virtual favorável para a disseminação das obras de artes produzidas pelos alunos nas redes sociais. Com a pandemia foi necessário disponibilizar no ambiente digital a produção artística dos alunos, uma manobra sem fronteiras que expandiu o alcance dos muros da instituição, sem deixar carente os alunos apaixonados por cultura e disseminando para a população o fazer artístico dos alunos do IFPI Campus Picos”, relatou.

O professor Jânio Feitas explicou que as telas elaboradas pelos alunos eram reproduzidas em vídeos e compartilhadas no Instagram @criaifpi criado com esse propósito. O perfil se mostrou extremamente relevante durante o período de isolamento social.

Ao longo do um ano de duração do projeto foram feitas 11 exposições: “Desenho em linha contínua”, “Perspectivas”, “Cores quentes e frias”, “Vanguardas Modernas”, “Releituras/Abaporus”, “Happening: Preciso destruir”, “Autorretratos”, “Fotografia de paisagem romântica e trabalhadores realistas”, “Mosaicos Medievais”, “Luz, sombra e volume”, “Tintas naturais”.

 

A exposição presencial, que se iniciará a partir do dia 24, foi denominada de “Quintais do Piauí”, uma vez que nela serão exibidas telas que retratam o nosso estado segundo a visão dos estudantes. Os quadros poderão ser contemplados pela comunidade acadêmica das 9h00 às 21h00.

 

O professor Jânio avalia a importância do projeto para a comunidade escolar. “As artes visuais, assim como as demais linguagens artísticas, contribui para o aprimoramento das capacidades criativas e intelectivas. Pensando nisso e entendendo que não se pode parar de consumir arte, principalmente durante uma pandemia, pois foi ela uma das principais responsáveis por gerar e garantir a saúde mental nessa época difícil que atravessamos”, explicou.

AgoraED



Publicidade