05 / 08 / 2023 - 10h24
Primeira Escola Cívico-Militar Coronel João de Almeida é inaugurada em Picos

Na tarde desta quinta-feira (23) foi inaugurada em Picos a primeira Escola Cívico-Militar Coronel João de Almeida, no bairro Parque de Exposição. A solenidade contou com a participação de várias autoridades, entre eles o Ministro da Educação, Victor Godoy.

A secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques, falou sobre a importância de ter uma escola desse porte em Picos e explicou que muitos pais já estão vendo os resultados do ensino militar.

“É um momento de muita gratidão, quero agradecer a todos que se envolveram nessa implantação da escola, estamos recebendo retornos positivos de vários pais que sempre contam relatos positivos das crianças”, explicou.

O filho do homenageado, João de Almeida, destacou a felicidade em ver o nome do pai sendo representado na Escola Cívico-Militar.

“Esse é um momento de muita emoção. Nossa gratidão ao Gil, que foi um grande amigo de meu pai, e aqui com certeza meu pai teve muitas felicidades, foi um lugar que ele mais viveu feliz da vida foi aqui. Sempre vinha aqui rever os amigos, à cidade. Tenho certeza que de onde ele estiver, estará muito feliz”, disse.

O ministro da Educação, Victor Godoy, explicou que essa escola transforma não só os alunos, mas toda a comunidade ao entorno. Segundo ele, estudos científicos mostram que diminuem a criminalidade, a taxa de abandono e evasão escolar, melhora o desempenho dos alunos e a disciplina no ensino militar.

“É um projeto que tem uma fila de espera de tamanho sucesso que fez. Esse ano vamos chegar ao projeto de 216 escolas implantadas, uma meta que era para 2023 antecipamos para esse ano”, explicou.

O prefeito de Picos, Gil Paraibano, disse que essa é a centésima escola Cívico-Militar que está sendo inaugurada no Brasil e não escondeu a felicidade de está inaugurando na sua gestão.

“Essa é a centésima escola Cívico-Militar que está sendo inaugurada no Brasil. Uma escola que tem muita disciplina, com ensino de qualidade, preparando os alunos para o futuro. Esperamos que mais escolas como essas sejam espalhadas por todo o país”, concluiu.

PMP-ASCOM