05 / 08 / 2023 - 10h24
Advogados começam a discutir propostas e composições para as eleições da OAB

Em Picos, grupos de advogados já articulam encontros para discutir questões relacionadas à categoria, como foi o caso da reunião que ocorreu no restaurante Gaudêncio, sábado, 12/09, e que reuniu um grupo de trabalho que contou com vários advogados da cidade e região.

“Na verdade nos encontramos com um grupo composto por advogados e advogadas para a construção de ideias e propostas de fortalecimento da OAB e da advocacia nas comarcas que compõem a Subsecção de Picos” disse a Advogada e Professora de Direito Andreia Macedo.

Foram debatidas propostas diversas, entre elas, o direcionamento das ações da OAB-Picos com o objetivo de promover eventos menos acadêmicos e mais profissionais, com métodos ativos como estudos de casos e construção de teses jurídicas para aplicação junto aos Tribunais.

Foi defendido ainda a necessidade de tornar a subsecção de Picos mais autônoma com a criação do Conselho Subseccional, conforme dispõe o art. 60 do Estatuto da Advocacia.

Outro ponto bastante discutido foi a necessidade de atuação sistemática e independente da OAB junto ao Tribunal de Justiça do Piauí, para conseguir melhor estruturação do TJPI na prestação mais eficiente dos serviços jurisdicionais.

Segundo Andreia Macedo, as discussão são democráticas e participativas.

Ao final do encontro ficou acertado que a mobilização em prol dessas propostas seja denominado de “Movimento OAB Presente” que defende como salutar a oxigenação de ideias e ideais o que poderia ser alcançado com a alternância no comando da entidade.

Alguns nomes tem sido ventilados nos bastidores para compor uma chapa de oposição e um deles é o da própria advogada: “Sou advogada a muito tempo, e percebo que cada um e cada uma podem e devem dar sua contribuição para que possamos ter uma entidade representativa cada vez mais forte e mais próxima de todos os colegas profissionais. Coloco meu nome à disposição dessa causa já me rendendo aos pedidos de amigos e colegas, mas tudo se constrói democraticamente, ouvindo a cada um, com o objetivo de tornarmos a nossa classe ainda mais unida e efetivamente respeitada em suas prerrogativas, o que, ao final, é extremamente importante para que possamos realizar o nosso mister de defender a sociedade com mais efetividade”. Explicou.

As eleições gerais da OAB estão marcadas para a segunda quinzena de novembro.

 

(Fotos: Facebook)



11 de Janeiro de 2025 22h:47
Publicidade