Na próxima terça-feira (15), será implantando no centro da cidade de Picos o projeto Zona Azul que regulariza as vagas de estacionamento em vias públicas. A intenção é que o projeto promova melhorias de mobilidade no trânsito picoense a partir da organização do sistema de estacionamento público.
A Zona Azul é uma modalidade de estacionamento que tem como objetivo promover a rotatividade das vagas existentes, permitindo assim uma maior oferta de estacionamento.
Inicialmente a medida será implantada na Avenida Getúlio Vargas durante o horário comercial. A partir da implantação, o motorista que estacionar nas vagas da Zona Azul pagará aproximadamente o valor de R$ 2,50 por hora de permanência, que será utilizado na sinalização das ruas e na expansão do projeto na cidade.
Para o Secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Manoel Vieira, a ideia do projeto é tornar o estacionamento público um local democrático para que todos possam ter direito às vagas.
Segundo o secretário, a avenida comporta em torno de 120 vagas de estacionamento, que serão utilizados apenas por carros e motocicletas, além das vagas especiais para idosos e cadeirantes. Os veículos mais pesados só poderão estacionar após o horário comercial.
“O objetivo principal do projeto é melhorar o trânsito e democratizar as vias públicas. A população só ganhará, pois terão um trânsito mais fluente, além de organizar o espaço urbano para que todos possam utilizar de forma igual”, declara o secretário Manoel Vieira.
Funcionamento
Cada motorista poderá ficar no máximo duas horas na vaga do estacionamento rotativo, para que o objetivo da democratização do projeto possa ser posto em prática.
O estacionamento rotativo contará com fiscais da própria Prefeitura Municipal de Picos.
Os interessados em utilizar o sistema Zona Azul receberão um bilhete que controlará os horários e indicará o momento de chegada e de saída do veículo. Este bilhete deverá ficar no painel dos automóveis para que os fiscais possam ver o horário que ele chegou e quando deverá ser a sua saída.
A compra do bilhete poderá ser realizada no Centro Administrativo Valdemar Rodrigues ou com os próprios fiscais.