05 / 08 / 2023 - 10h24
Especial: Picos comemora 125 anos de emancipação política

Picos, a tão querida “Cidade Modelo”, a “Capital do Mel”, está completando hoje, 12 de dezembro, 125 anos de emancipação política. Um local que mistura culturas e tradições, terra de um povo humilde e batalhador, que ama e tem orgulho de viver neste pedacinho do sertão piauiense.

Hoje não é apenas um dia para lembrarmos a cidade, mas sim um momento de comemorarmos as nossas próprias conquistas. É dia de celebrar essa gente simples, honesta e trabalhadora que luta pelo desenvolvimento desta terra. É dia de buscar novas realizações e ir atrás de novos sonhos, para continuarmos a reescrever essa história.

A cidade de Picos, nascida ao redor dos montes e do Rio Guaribas, se destaca por seu desenvolvimento econômico, social e cultural, sendo por esse motivo conhecida como a “Cidade Modelo”. A cidade também é conhecida como a “Capital do Mel”, devido a grande produção e exportação de mel para o exterior.

Comemorar o aniversário de Picos é então celebrar o amor por esta terra, por este chão tão doce e hospitaleiro. É celebrar também o esforço dos que aqui nasceram e dos que escolheram essa cidade para ser sua, mas principalmente, é festejar a alegria e o orgulho de poder fazer parte dessa história!

Dia 12 de dezembro, não é só o aniversário de Picos, mas é também o dia de cada um de nós. Parabéns Picos! Parabéns Povo Picoense!

Para celebrar este dia tão especial, nós que fazemos parte do A3Portal preparamos um breve resgate histórico de Picos, para homenagear essa terra tão querida e amada.

 

Feliz Aniversário, Picos!!!

 

PICOS, 125 ANOS: BREVE PANORAMA HISTÓRICO

A origem do munícipio de Picos teve início através da expansão da pecuária no nordeste brasileiro.  Foi então que no século XVIII, o português Félix Borges Leal instalou a Fazenda Curralinhos, às margens do rio Guaribas, considerada uma região excelente para a agricultura e criação de gado.

A família Borges Leal, contribui então para que membros de outras famílias viessem para a região, onde o desdobramento dessas fazendas deu início ao processo de povoamento de Picos, que recebeu este nome devido à característica montanhosa do local.

Em 1828 foi edificada a primeira capela da região, conhecida como a capela do “Sagrado Coração de Jesus”, primeira igreja da cidade.

Considerado um local de terras férteis, teve um rápido desenvolvimento por conta do Rio Guaribas que abastecia a população e favorecia o plantio em suas margens e várzeas.

As boas condições do solo atraíram muitos negociantes vindos da Bahia e Pernambuco, onde muitos acabaram fixando residência no local, contribuindo assim para o crescimento urbano do local.

Com o rápido desenvolvimento, o povoado foi elevado à categoria de Freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora dos Remédios, em 1851, onde seu território foi então desmembrado de Oeiras. Posteriormente, a Freguesia foi elevada à categoria de Vila, em 1855. Em 12 de dezembro de 1890, ganhava a categoria de Cidade.

 

CONFIRA ALGUMAS FOTOS:

Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus. Foto: Varão

Praça Félix Pacheco. Foto: Varão

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, década de 60. Foto: Cristina Varão.

Vista da cidade de Picos, em 1957. Foto: Domingues, Alfredo José Porto; Jablonsky, Tibor.

 

 

 

*Com informações do IBGE

*Fotos: Picos Imagens



11 de Janeiro de 2025 19h:19
Publicidade