No período de Carnaval é esperado o aumento do fluxo de veículos e pedestres nas ruas e também é a época em que acontecem mais acidentes com vítimas, causados principalmente por ultrapassagens forçadas, excesso de velocidade, alcoolemia. Só em janeiro desse ano o SAMU de Picos registrou 84 chamadas envolvendo acidente de trânsito. Deste total, 56 casos envolviam motocicletas.
O Posto Dois Amores iniciou a campanha “Curta o Carnaval e a Paz no Trânsito” para sensibilizar os condutores sobre a segurança nas estradas nesse período de festividade. Durante o Carnaval os clientes receberão folders educativos contendo dicas sobre como evitar acidentes.
Segundo dados da Seguradora Lider, entidade gestora do seguro obrigatório DPVAT, os acidentes envolvendo veículos automotores no período do Carnaval teve um aumento significativo entre 2009 e 2013 em todo Brasil, as estatísticas mostram que os números de indenizações aumentaram em 116%.
O gerente do Posto Dois Amores, Daniel Freitas, tem expectativa de que cada condutor faça a sua parte pela redução dos acidentes na cidade de Picos. “Nós prezamos pela segurança e pela vida dos nossos clientes, por isso, todos os anos fazemos essa campanha de conscientização pela paz no trânsito durante o período de Carnaval”, disse.
Cuidados nas estradas
- Se você vai aproveitar o período de Carnaval para viajar é preciso fazer a manutenção do veículo: pneus, extintor de incêndio, freios e, também, as condições do motor. Além disso, deve checar todos os itens obrigatórios: cinto de segurança, luzes de freio, do pisca, do farol e da marcha ré.
- Antes de pegar a direção, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos.
- Evite fazer manobras arriscadas durante a condução. A ultrapassagem em locais proibidos e a velocidade acima do permitido são as principais causas de acidentes nas estradas.
- Os passageiros devem colaborar usando o cinto de segurança e evitando tirar a atenção do motorista. As crianças com até dez anos de idade devem sentar-se no banco de trás do veículo, em cadeiras específicas.
- Não ingira bebida alcoólica caso esteja na condução de qualquer veículo, além de perigoso, você ainda estará sujeito a responder criminalmente se flagrado(a) dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.
- O motoqueiro e o passageiro não podem esquecer de usar capacete. Além disso, os motoqueiros devem respeitar o fluxo de pedestres e evitar fazer ultrapassagens em áreas de congestionamento para não provocar acidentes.
- Em caso de chuva: se estiver em movimento, não ligue o pisca alerta (este tipo de iluminação só deve ser acionado se o veículo estiver parado); fique sempre atento e mantenha distância do carro à sua frente; planeje o que fazer e sinalize todas as mudanças de pistas; não freie bruscamente sem necessidade; não faça ultrapassagens perigosas.
- O extintor de incêndio vencido rende multa e pode não funcionar corretamente em uma emergência. Leia as instruções de uso para saber como proceder e verifique a data de validade do extintor.
- Nunca pegue a estrada com sono. Caso a sonolência chegue durante a viagem, pare em um posto de combustível e tire uma soneca — não é o ideal, mas ajuda. Uma "piscada" mais demorada ao volante pode causar um grave acidente.
- Sempre que possível é aconselhável evitar os horários de pico — final da tarde, começo da noite e primeiras horas da manhã. Em feriados prolongados, como o do Carnaval, sair nesses períodos é certeza de enfrentar congestionamentos.
(Ascom)