Presos de duas casas de detenção do Piauí tentaram fuga em menos de 24 horas. Quatro fugiram da Penitenciária Mista de Parnaíba (338 km de Tereisna), e outros 15 tentaram fuga na Casa de Custódia, em Teresina. Seis destes conseguiram escapar.
Casa de Custódia
O vice-presidente do SINPOLJUSPI, Kleiton Holanda, conta que por volta do meio dia, no Pavilhão B da Casa de Custódia, os presos estavam no seu banho de sol. Vários deles quebraram uma lage que fica no interior das celas. Quinze detentos passaram pelo buraco, e caminharam pelo vão da lage até o ginásio do presídio. “Lá no ginásio tem uma arquibancada do tipo degrau. Eles subiram, quebraram a cerca elétrica e saltaram o muro”, conta.
Dos 15, seis foram recapturados pelos agentes penitenciários, que receberam ajuda dos Policiais Militares da Companhia do Promorar.
Kleiton Holanda não soube informar o nome dos fugitivos. Segundo ele, por conta do número reduzido de agentes penitenciários, o trabalho de recontagem e identificação dos presos vai demorar mais do que devia. “Mesmo com tantos problemas, o que era previsto aconteceu: não houve reforço às penitenciárias durante esse período de festas. A situação ficou ainda mais vulnerável”, comenta Kleiton.
Penitenciária Mista de Parnaíba
No litoral, quatro presos conseguiram escapar durante a madrugada de sábado para domingo. Kleiton Holanda conta que os presos quebraram cadeados novos que ele considera de “péssima qualidade”. “Eles conseguiram arrebentar esses cadeados e passaram para o teto da unidade, para uma área que não estava sendo usada. Então pularam o muro e fugiram pela mata”, conta.
Emergência
Tanto a Casa de Custódia como a Penitenciária Mista de Parnaíba foram palco de violentas rebeliões, ainda no início do mês. As duas unidades tiveram sua estrutura comprometida, com paredes quebradas e grades arrancadas.
No último dia 17, o Governo do Estado decretou situação de emergência nos dois presídios, a fim de agilizar a reestruturação do que foi destruído pelos presos. A medida pretende, ainda, aprimorar a segurança dentro dos presídios.
Atualizada às 17:36
A Secretaria de Justiça informou por meio de nota que trabalha através da Dipe (Diretoria e Inteligência de Proteção Externa) para recapturar os fugitivos.
Leia a nota na íntegra abaixo.
NOTA
A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) informa que está atuando, por meio da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) e em conjunto com a Polícia Militar, na recaptura de seis detentos que fugiram do pavilhão B da Casa de Custódia de Teresina, por volta das 14h deste domingo (27). Constatada a fuga, a gerência da unidade realizou o procedimento padrão, comunicando à Dipe, Polícia Militar e à Força Tática da PM, para que se iniciasse a diligência de recaptura, bem como a recuperação da estrutura danificada pelos fugitivos. Em 2015, mais de 60 tentativas de fugas foram abortadas em todo sistema prisional. A Sejus está investigando as causas da fuga e ressalta que continua intensificando as vistorias nas unidades, reforçando a cooperação dos agentes de segurança e buscando outras medidas para manter a ordem no sistema penitenciário.
Secretaria de Estado da Justiça do Piauí
Diretoria de Inteligência e Proteção Externa
Gerência da Casa de Custódia de Teresina
Fonte: Portal O Dia