As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, terão início também a partir do dia 4 de janeiro de 2016. Conforme edital publicado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o processo e organização de matrículas abrangem as fases de renovação, remanejamento ou transferência de alunos e matrículas de novos estudantes.
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade.
De acordo com Conceição Andrade, diretora do EJA no Piauí, no próximo dia 20 acontece o dia "D" de mobilização, onde todas as 21 Gerências Regionais de Educação do Piauí farão concomitantemente uma ação em suas regiões em torno das matrículas do EJA. "Tendo em vista o grande número de pessoas fora da escola iremos movimentar o estado participaremos de feiras, seminários, estaremos nas praças, bairros, entidades mobilizando toda população para matrículas para a Educação de Jovens e Adultos", comenta a diretora. A expectativa é de que sejam efetivadas cerca de 20 mil matrículas.
Sobre o EJA
EJA é um programa do governo que visa oferecer o Ensino Fundamental e Médio para pessoas que já passaram da idade escolar e que não tiveram oportunidade de estudar.
A iniciativa faz parte das várias pesquisas financiadas pela coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) até 2009.
Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso à cultura letrada.
Os educadores para fazerem parte do corpo docente do EJA devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania.
Fonte: Cidade Verde